quinta-feira, 18/julho/2024
PUBLICIDADE

Sinop: produtores conhecem opções de soja convencional

PUBLICIDADE

Apresentar as variedades da soja convencional ao produtor matogrossense é o objetivo de uma série de dias de campos promovida pela Embrapa, Aprosoja e Abrange. Pelo menos 18 variedades da Embrapa poderão ser conhecidas pelos produtores da região com o programa Soja Livre. Em Sinop, o encontro está marcado para dia 8 (terça-feira), na fazenda Vale do Verde, às 8h30.

De acordo com o chefe de comunicação e negócios da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit, entre as variedades estão mais antigas e até produções recentes, ” que ainda não tem nem semente, terá para a próxima safra”, explicou ao Só Notícias. O foco é proporcionar opções de escolha ao produtor.

Segundo Lineu, há várias empresas mato-grossenses optando pela soja convencional, vendo nela um bom mercado, no entanto, produtores estão esbarrando em uma diminuição na ofertada da variedade do grão. “O produtor não está acessando a quantidade que ele precisa, que gostaria de plantar”, disse.

A soja convencional tem sido uma opção para alguns agricultores, no entanto, segundo Lineu, não há informações claras de que o grão está ficando mais resistente a doenças do que a transgênica. “O que a Embrapa sempre recomendou ao produtor é conhecer sua propriedade, saber quais são as plantas daninhas que surgem ali”, disse.

Se ele [produtor] tiver dificuldade de controlar com herbicidas convencionais, vai continuar optando pelo transgênico. Porém, se não tiver dificuldade, conhecer as plantas daninhas da sua propriedade e conseguir utilizar herbicidas convencionais, pode utilizar a soja convencional tranqüilamente, podendo até ficar mais barato”, explicou.

O calendário é composto por treze dias de campo. Dois já realizados (Campos de júlio e Sapezal), outro será hoje, em Campo Novo dos Parecis. Amanhã, haverá em São José do Rio Claro. Haverá ainda em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Diamantino, Ipiranga do Norte, Sorriso, Querência e Canarana.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dados de satélite indicam redução no número de focos de calor em Mato Grosso

Dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas...

Homem fica ferido em colisão entre carro e moto em Sinop

Um homem ficou ferido em um acidente no setor...

Coruja é resgatada em área de risco por morador de Sorriso

O filhote de coruja suindara (tyto furcata), também conhecida...
PUBLICIDADE