Um novo programa que está sendo desenvolvido pelo governo estadual visa proporcionar ao detento mato-grossense a prática de atividades para qualificação profissional dentro das unidades prisionais. “Quero fazer com que os presos do Estado tenham uma atividade dentro do presídio. Preparar esses presos e ensinar a eles uma profissão para quando cumprirem suas penas, ter oportunidade de ter uma profissão, de ser inserido na sociedade, no mercado de trabalho”, explicou o governador Silval Barbosa.
Segundo ele, o projeto tem como base estudos que mostram a redução de casos de reincidência. “Estudos chegam nos mostrar que até 85% daqueles que ganham liberdade, hoje, no total do sistema, é reincidente. É um número muito alto, o Estado e sociedade não suportam, e o nível de criminalidade mantém”, afirmou. De acordo com Silval, em alguns Estados onde há projetos deste tipo em desenvolvimento, o número de presos reincidentes é de apenas 5%.
O governador garante que a unidade estará em funcionamento ainda em sua gestão. Na última semana, o secretário Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, disse, por meio de assessoria, que três indústrias confirmaram parceria com o projeto, sendo de colchão; montagem de moto e bicicleta e, outra de fogão e tanque de lavar elétrico.