A construção de uma sala especial para atendimento dos advogados no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, foi a reivindicação apresentada pelo presidente da subseção no município da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Guerra, em reunião com o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo. Na ocasião, ficou acertado que um termo de cooperação será redigido pela secretaria. O adjunto de Administração Penitenciária da Sejudh, Fernando Lopes, também participou da reunião.
Ficou acertado entre as partes que a Sejudh redigirá um termo de cooperação, onde a OAB ficará responsável de forma vitalícia pela sala que será construída. Conforme o presidente da subseção, o tema do encontro foi para tratar especificamente desta reivindicação.
“Esta reunião tinha como função específica levar esta reivindicação de Sinop, que juntamente com a direção da unidade tem a intenção de construir uma sala para que os advogados possam de forma adequada, aguardar o seu momento de atendimento junto aos parlatórios. E nesta mesma sala também teríamos um lugar especial para atendimento à presos na sala da OAB, seria uma cela em conjunto à sala”.
O atendimento em uma cela anexa à sala da OAB-MT ocorreria em situações excepcionais como as semanas que antecedem o Tribunal do Júri, audiência de instrução e julgamento, fechamento de contrato. “Como estaríamos construindo com recursos próprios dentro de um espaço que é do governo do Estado de Mato Grosso, é necessário ter o aval da Sejudh para que possamos ter a segurança de que essa sala permanecerá com a OAB, mesmo que troque governo, gestão, secretário. E o secretário Marcio Dorileo acenou positivamente”.