As obras de implantação da estação de tratamento de esgoto de Sinop não tem data certa para iniciar mas a previsão é o processo licitatório ser aberto até outubro. A área, de 50 mil metros, nas imediações da antiga Agroquímica, onde será construída a estação, deverá ser desapropriada nos próximos dias, pois o projeto que autoriza a desafetação da área foi aprovado pela câmara e falta apenas a sanção do prefeito para que seja utilizada.
De acordo com o diretor do SAAES (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Juventino Silva, a estação de tratamento terá o nome de Curupi, porque o material, já tratado, vai para o rio Curupi. Conforme Só Notícias já informou, a estação terá a capacidade de tratar 100 litros de esgoto por segundo. Ainda não há no município um levantamento que apure o volume de esgoto produzido diáriamente. Juventino disse, ao Só Notícias, que quando o projeto de tratamento estiver concluído ele atenderá 76 mil pessoas em 11 bairros mais parte do centro, cerca de 52% da população, porém, ainda não há uma previsão de quando isso deve ocorrer.
Nas próximas semanas devem ser encaminhados, à câmara, projetos que desafetarão cinco áreas onde serão construídas as estações elevatórias, que bombearão todo o esgoto do município para a estação de tratamento.
Para a implantação da rede de esgoto serão destinados R$ 44,8 milhões, com R$ 8 milhões de contrapartida do Estado.