O volume de contas atrasadas dos clientes no comércio voltou a cair. 796 faturas, cujos devedores tiveram seus nomes inseridos no sistema Crediconsult/Serasa (de proteção ao crédito), foram quitadas e retiradas do sistema. No mesmo período, as empresas credoras mandaram 483 inclusões de contas atrasadas no sistema. Com isto, quem estava devendo teve dificuldades para conseguir comprar à prazo em outras empresas. Os números estão no novo relatório da Associação Comercial e Empresarial (Aces) e são contabilizados com base nas empresas filiadas à associação.
Este é o segundo mês seguido que as regularizações foram superiores. Em maio, conforme Só Notícias informou, 853 contas atrasadas foram quitadas e os clientes não têm mais restrições para comprarem à prazo. Já as inclusões totalizaram 835.
Em abril, o resultado foi inverso. Os consumidores deixaram de pagar 852 faturas e quintaram outras 758. Os levantamentos anteriores apontam que, em janeiro, foram 625 contas atrasadas e 568 regularizadas; em fevereiro foram 629 inclusas e 581 regularizadas e, em março, 625 inclusões e 768 regularizações.
No mês passado, as empresas realizaram pouco mais de 3,9 mil – quando somados vários sistemas – antes de confirmarem as vendas. No pendências financeiras (Pefin), foram 1,4 mil consultas feitas. Houve ainda 896 ao Serasa; 921 consultas estaduais; 524 locais; 73 ao cheque, além de outros.