A secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano da prefeitura fez levantamento apontando que houve uma considerável redução de 48% em mortes no trânsito. 22 pessoas faleceram em 2019 e, no ano anterior, foram 43. “A redução ocorre como resultado das medidas adotadas pela prefeitura, como a sinalização de ruas e avenidas, instalação de radares, implantação de novos limites de velocidade, fechamento de cruzamentos, implantação de rotatórias e semáforos e ações de orientação e educação”, avalia o poder executivo.
A diminuição no número de vítimas fatais foi constatada após processo de implantação dos radares na cidade. Entre julho e agosto de 2019, quando a campanha pedagógica foi deflagrada (término de agosto), Sinop registrou 7 mortes no trânsito, número idêntico ao verificado para os mesmos meses de 2018, acrescenta a prefeitura.
Entre setembro e outubro do ano passado houve três mortes ante 9 no mesmo período de 2018. Em novembro, 3 pessoas perderam suas vidas no trânsito, contra 4, respectivamente.
De acordo com a secretaria. as principais causas dos acidentes com mortes são o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil.