Foram definidos, esta tarde, os cronogramas da nova etapa dos mutirões de coleta do lixo que acumula água da chuva para evitar aumento no índice de infestação e reprodução do mosquito Ades Egypt neste período de chuvas. A limpeza começará na próxima 4ª feira (21) pelo Jardim Violetas. Nos dias seguintes, será nos jardins Oliveiras, Palmeiras e Primaveras, a partir de quarta-feira (21). Para os demais, o cronograma será definido posteriormente. O Violetas é um dos que tem maior índice de infestação do mosquito que transmite a dengue.
Segundo o responsável pelo setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Cesário Alves da Rocha, a intenção é que os mutirões atinjam toda a cidade, em parceria com as escolas respectivas de cada bairro e também com a associação de moradores. “O presidente de bairro ou diretor de escola que estiver disposto a fazer o mutirão, pode nos procurar que a nossa equipe estará a disposição para dar todo o suporte técnico”, disse, ao Só Notícias.
Os mutirões serão concentrados no período matutino, com a ajuda de alunos, “no quintal das residências com uma vistoria ampla juntamente com o morador de cada casa, que estará contribuindo para a retirada daquele lixo específico que possa estar no seu estabelecimento acumulando água e servindo de criadouros”, explicou Cesário. Além da limpeza dos valetões, a Secretaria de Obras estará auxiliando também nos mutirões, fazendo o recolhimento de todo o lixo.
Conforme Só Notícias já informou, Sinop registrou, de janeiro a novembro deste ano, 5.617 notificações doença, sendo 11 graves e 4 mortes. Os dados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde. O aumento de notificações foi praticamente 200% em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.897 casos. O município está em 2° lugar com um dos maiores índices de registros da doença. Cuiabá ocupa o 1° lugar com 10.531 notificações, Várzea em terceiro com 3.009 casos e logo depois aparece Rondonópolis com 1.365.