O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, zika e a febre chikungunya começa amanhã, com duração de 30 dias com apoio de soldados do Exército e da Polícia Militar. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é inspecionar 70 mil imóveis e eliminar focos de transmissão. Os 80 alunos a soldados vão acompanhar as 11 equipes com a missão de orientar, fiscalizar e retirar o lixo acumulado dos imóveis.
O secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues, afirmou que os agentes vão multar proprietários de imóveis onde houver focos. A multa pode chegar a 100 UFIR (cada uma custa R$ 2,16). “As casas em que forem encontrados criadouros, vamos multar conforme preconiza a lei. Vamos visitar todas as casas também com objetivo de dedetizá-las".
O comandante da PM de Sinop, tenente coronel Gildásio Alves disse, ao Só Notícias, que a situação é preocupante e espera a contribuição da sociedade durante a realização do mutirão. “Tendo os alunos em disponibilidade e responsabilidade social nesse momento que a sociedade está sendo afligida por um mosquito. Acho que podemos dar nossa parcela de contribuição. Queremos que a sociedade receba nossos alunos a soldado nas residências de portas abertas para fazer essa vistoria nos terrenos”.
Entre os municípios que apresentam maior número de notificações por dengue, Sinop continua em primeiro lugar com 434 casos – no mesmo período do ano passo foram 271, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, no levantamento divulgado há poucos dias. Cuiabá passou de 79 casos, em 2015, para 102, de janeiro até agora. Já Várzea Grande passou de 23 para 51.
Cronograma dos mutirões
Amanhã:
Bairro Jardim das Orquídeas e Parque das Araras
Residencial Sul
Setor industrial Sul
Jardim Paraíso
Maria Carolina, Azaléias e Oliveiras
Chácaras Silvia e Áurea
Jardim do Ipês e Novo Estado
Condomínio Village e Itália 1
Alto da Gloria
Residencial Sabrina 1
Residencial Maripá e Santa Mônica
Domingo (14):
Parque das Araras e Primaveras
Residencial Sul e Setor Comercial
Setor industrial Sul
Jardim Paraíso
Oliveiras
Chácara Maria Carolina e Jardim Veneza
Jardim Novo Estado
Itália 1
Alto da Gloria
Residencial Sabrina 1
Residencial Ipiranga e Ibirapuera
(Atualizada às 17h40)