sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: moradores apontam criadouro de mosquito da dengue em valetão; vigilância diz ter tomado medidas

PUBLICIDADE

Uma vala para escoamento de água na avenida dos Jequitibás, no bairro Jardim Imperial, tem servido de criadouro do mosquito transmissor da dengue nos últimos meses. É o que aponta Valdete Alves dos Santos, moradora do bairro há mais de 13 anos. “A água está empossada no valetão antes mesmo de começar o período chuvoso, está parada há mais de quatro meses servindo de criadouro do mosquito. Meus filhos, cunhada e vizinhos já pegaram dengue".

Valdete disse, ao Só Notícias, que já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para fazer a fiscalização no local. No entanto, fizeram apenas o corte do mato dentro da vala e a água continua empossada. “Não tem quem suporta isso aqui. Durante à noite temos que ficar preso dentro de casa, porque dá medo ficar na frente de casa com tanto mosquito”.

O coordenador de Vigilância Ambiental, Cesário Alves, explicou que foram colocados larvicidas (substância que elimina os vetores da dengue) no local, na semana passada, e que o produto demora em média de cinco a seis dias para eliminar as lavas. “Ela impede o crescimento da larva, não mata de imediato. Elas ficam vivas por um tempo e logo desaparecem. Os agentes vão voltar, fazer a monitoração do local novamente e colocar mais larvicida”. 

Conforme Só Notícias já informou, Sinop aparece em primeiro lugar com 3.768 notificações, o que representa um acréscimo de 21,9% em relação ao ano anterior. Além da dengue, o mosquito transmite outra duas doenças a chikungunya e o zika vírus.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista é hospitalizado após colidir com carreta em rodovia de Alta Floresta

O acidente envolvendo uma Honda Titan preta e veículo...

Novo sorteio da Mega-Sena será neste sábado

As seis dezenas do concurso 2.718 da Mega-Sena serão...

Sinop: carros colidem e um atinge árvore em cruzamento

O acidente envolvendo um Toyota Etios prata e VW...
PUBLICIDADE