PUBLICIDADE

Sinop: lixo hospitalar é depositado nos pátios das unidade e secretário reclama de impugnações de edital

PUBLICIDADE

O secretário Municipal de Saúde, Manoelito Rodrigues, confirmou, ao Só Notícias, que o lixo hospitalar de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Farmácias Regionais e Postos de Coleta Regional está sendo depositado de forma irregular nos pátios destas unidades. Não foi confirmado a quantidade deste tipo de lixo produzido pelo município mensalmente.

“O lixo está acumulando devido ao processo licitatório. Abrimos o edital de convocação para as empresas interessadas pela terceira vez, mas as empresas entram com pedido de impugnação do edital. Há uma briga entre elas para coletar o lixo e nós queremos o menor preço. Não vamos fazer coleta emergencial. A disputa tem que ser de igual para igual. Vamos seguir o que está na lei, de acordo com a legalidade do processo. Se houver mais uma impugnação do edital, vamos encaminhar o caso para o Ministério Público”, disse Rodrigues, ao Só Notícias.

O secretário não soube informar quando será regularizada a coleta do lixo no município. “Enquanto não resolver o processo licitatório, não tem como retirar o lixo. Colocamos no edital as consequências que o lixo depositado de forma inapropriada nas unidades de saúde pode causar para população. Essa semana esperamos que resolva. Esperamos que saia um ganhador e ai vamos já mandamos fazer as coletas”.

De acordo com o secretário, existe inúmeras possibilidades de contaminação do solo e dos usuários dos postos. “Todas as consequências possíveis podem ocorrer. Não se deixa lixo a céu aberto. Está desta forma porque estão entrando com ação contra o edital para prejudicar todo o processo. É uma questão de saúde pública. Não pode e não deve ser depositada da forma como está sendo feita”.

Ele explicou ainda que todo lixo das unidades de saúde do município é transportado para Rondonópolis, onde recebe destinação final. “Os resíduos hospitalares não podem ser descartados como lixo comum. É tratado e depois descartado. Dependendo resíduo tem que ser incinerado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Corpo de homem é encontrado após carro cair em rio em Guarantã

Um homem de 41 anos foi encontrado morto hoje...

Politec bateu recorde ano passado com emissão de 75 mil laudos periciais em MT

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) encerrou o...

Bombeiros combatem incêndio em vagão de carreta na BR-163 no Nortão

O Corpo de Bombeiros combateu, esta manhã, incêndio no...
PUBLICIDADE