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Sinop: lideranças cobram concessionária e obra de novo terminal de passageiros do aeroporto deve iniciar mês que vem

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Só Notícias/Mylene Dias (foto: Só Notícias)

A concessionária Centro-Oeste Airports, que administra o aeroporto presidente Figueiredo, informou, ao Só Notícias, que está iniciando as obras do novo terminal de embarque e desembarque de passageiros que será ao lado do atual. A conclusão está prevista para este ano e que o aeroporto “será totalmente remodelado, tanto no lado terra quanto no lado ar, com um novo e moderno terminal de passageiros, ampliação da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, com aumento da sua capacidade operacional, além de melhorias e renovação do estacionamento de veículos e acesso viário”. A empresa não confirmou o tamanho do novo terminal mas uma fonte de Só Notícias apontou que deve ter cerca de 6 mil metros quadrados. O valor investido também não foi informado.

Representantes da concessionária se reuniram, na última sexta-feira, com o prefeito Roberto Dorner, o presidente da câmara municipal, Paulinho Abreu, e secretários e detalhou o projeto. Alguns maquinários já estão no local e o canteiro de obras foi instalado.

O presidente da câmara, Paulinho Abreu, disse que o intuito do encontro foi buscar soluções rápidas para os constantes transtornos enfrentados pelos passageiros, devido as más condições do terminal atual que é pequeno, desconfortável, tem apenas uma esteira de bagagem, em alguns momentos faltam lugares para passageiros sentarem na sala de embarque (principalmente no período chuvoso). Ontem (23) de madrugada, por exemplo, com chuva, a fila de passageiros para check-in chegou a ficar do lado de fora do terminal. O aeroporto de Sinop é o 2º maior do Estado no número de passageiros e tem 3 grandes companhias operando com voos diários.

“Fomos indagar sobre o cronograma dessa construção e eles nos informaram que vão lançar a obra já em fevereiro, com prazo em torno de seis meses”, disse o presidente da câmara, ao Só Notícias. Na reunião foi sugerido aumentar o espaço de tempo entre os voos para tentar reduzir as grandes filas no desembarque e no momento de pegar as malas, mas “eles alegaram que não, pois é uma questão de logística das operadoras, tem uma meia hora que passa entre os voos, o problema é que as vezes ocorre de um atrasar e outro adiantar e aí ocorre esses transtornos na hora do desembarque”, e reforçou “realmente com uma esteira só, além do terminal pequeno, fica caótico”, completou.

Uma das problemáticas recorrentes é a falta de vagas no estacionamento, Paulinho ressaltou que alguns passageiros deixam os veículos estacionados durante o período da viagem e não é cobrado, nem feito controle por parte da concessionária. “Isso vai ser resolvido com estacionamento organizado e pago”. “Já estão estaqueando a área para fazer um estacionamento provisório que depois vai estar se tornando definitivo”, complementou.

Ele relatou ainda que a empresa justificou a demora de posicionamento em relação as reclamações, dizendo que “um pouco do atraso foi porque eles viram o movimento de Sinop e resolveram ampliar esse terminal para poder atender a cidade”, e que essa nova estrutura vai comportar “tranquilamente a demanda”, completou.

As obras do novo terminal eram esperadas para o ano passado.

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