A Justiça Criminal de Sinop começa a ouvir ainda este mês Emerson Garcia de Luca, 24 anos, acusado de matar cinco pessoas na Gleba Mercedes V (80km de Sinop), entre o final de julho e início de agosto. O primeiro interrogatório foi designado para o dia 31, a partir das 13h30, pelo juiz substituto da segunda vara criminal da Comarca, Leonardo Pitaluga.
Para o mesmo dia, o magistrado determinou a audiência com Amilton Vilar Borges, 35 anos, acusado de ter participado – juntamente com Emerson – da morte de um homem conhecido apenas como Baiano, também na Gleba e cujo corpo fora jogado no rio Teles Pires. Está programado para 14h30. O magistrado determinou que um advogado de defesa acompanhe o réu. Na ausência, será nomeado um defensor público. Um representante do Ministério Público também deve participar.
Durante seu depoimento à polícia, Emerson confessou além das mortes de Josuel Pereira Maço, 48 anos, Ebrair Antônio Ribeiro, 47 anos, e Adão Fernandes de Sousa, 42 anos, outras duas. A de José Cavalcanti da Silva, 58 anos, e de Baiano, e disse que nesta última agiu com a participação Amilton, que também está preso.
Garcia foi capturado no dia primeiro de agosto, quando tentava fugir, de ônibus, em direção ao Camping Club. Estava com duas espingardas e um facão, que acabaram apreendidos.
Três inquéritos para apurar as cinco mortes foram instaurados e concluídos pela polícia, depois encaminhados ao Poder Judiciário, que conduz os trabalhos.