segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: juíza encerra fase de instrução e suspeitos de matar acadêmico devem ser sentenciados este mês

PUBLICIDADE

A juíza da 1ª Vara Criminal, Rosângela Zacarkim, encerrou a fase de instrução processual na ação penal sobre o latrocínio do acadêmico de Medicina, Eric Francio Severo, 21 anos. Agora, a magistrada abriu prazo para alegações finais do Ministério Público Estadual, acusação e advogados de defesa dos quatro réus. “O prazo para cada um será de cinco dias e, em seguida, a juíza deve emitir a sentença, o que deve ocorrer ainda este mês”, informou, ao Só Notícias, o assistente de acusação, Felipe Guerra.

Dos quatro acusados de envolvimento na morte do acadêmico, Márcio Marciano Batista, Rafael Massuco dos Santos e Acácio Batista continuam presos, sendo que os dois primeiros estão no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, enquanto que o terceiro está detido na unidade prisional José Parada Neto, em Guarulhos (SP). A mulher de Márcio, Kênia Canachiro Dias, que chegou a ficar presa alguns meses, conseguiu, em julho, o direito de aguardar a sentença em liberdade.

Diversas pessoas foram ouvidas durante a instrução processual, entre elas, o delegado da Polícia Civil, Sérgio Ribeiro, os militares envolvidos nas buscas pelo acadêmico, policiais rodoviários federais que fizeram a apreensão da caminhonete em Campo Grande (MS) e os próprios acusados.

Consta no processo que Márcio teria ligado para a mulher pedindo que levasse “roupas para viagem e munições calibre 38, que estariam guardadas na residência do acusado”, solicitação que teria sido, supostamente, atendida. Em um ponto na BR-163, o suspeito teria entregado à indiciada as chaves dos veículos utilizados para a abordagem da vítima, bem como indicado os locais em que estariam estacionados. Durante depoimento, Kênia negou as acusações e disse que apenas levou roupas para o marido. Bastante emocionada, a suspeita ainda afirmou que o casal trabalhava com diárias e que era comum que o marido viajasse para outras cidades, motivo pelo qual não suspeitou de nada.

Márcio e Rafael são suspeitos de terem roubado a caminhonete GM S-10 que estava com Eric no dia do crime. Eles também são apontados como acusados de executarem o acadêmico para não serem identificados. Acácio, por sua vez, está preso há vários meses e cumpre pena por diversos crimes (não confirmados). Ele é acusado de ter encomendado a caminhonete para ser vendida do Paraguai.

Márcio e Rafael foram presos em flagrante, com a caminhonete GM S10 branca roubada de Eric. Eles são suspeitos de dominar o acadêmico instantes após ele sair de um bar, no centro da cidade e o executar em uma mata, em Lucas do Rio Verde. Ambos foram presos por policiais rodoviários no estado vizinho e recambiados para Sinop. Em depoimento, confessaram o latrocínio e alegaram que a caminhonete foi encomendada por um presidiário em São Paulo e receberiam dinheiro para roubá-la e transportá-la.

Desde a morte de Eric, a família do acadêmico, encampa uma campanha nacional pedindo leis mais duras para latrocidas. Já houve contatos com vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, além de senadores, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha e, recentemente, o governador Pedro Taques pedindo que a pena para latrocidas suba para 50 anos de cadeia. Continua a coleta de assinaturas em abaixo-assinado pedindo que os deputados federais e senadores priorizem, com urgência, a votação de Leis Penais e de Execução Penal que garantam a segurança de pessoas de bem, em especial, o projeto de lei  353/2015 de autoria do deputado Major Olímpio Gomes (PDT/SP) que propõe penas de até 50 anos para crimes de latrocínio, extorsão, extorsão mediante sequestro, estupro e estupro de vulnerável.

Atualmente, a pena para latrocínio varia entre 20 e 30 anos de reclusão. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE