PUBLICIDADE

Sinop: Ibama e Exército detalham operação contra desmate ilegal

PUBLICIDADE

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícias Civil, Militar, Federal, Corpo de Bombeiros e Exército discutiram, esta tarde, em Sinop, o diagnóstico dos desmates na região e no sul do Pará. A reunião, à portas fechadas, aconteceu no Comando da Força Aérea, no aeroporto municipal e foi o primeiro contato entre os órgãos que atuarão na repressão e combate aos desmatamentos ilegais. O general de brigada, João Batista Carvalho Bernardes, comanda os 200 soldados do Exército que dão suporte nas ações, e estão prontos para agir a qualquer momento.

De acordo com informações oficiais, ações de campo do soldados devem ser definidas a partir de amanhã. Eles já estão em Sinop concentrados no Tiro de Guerra. O comandante Militar Oeste (CMO), general João Francisco Ferreira, afirmou que neste início da operação são disponibilizados várias viaturas e dois helicópteros. O homens do Exército darão apoio logístico ou poderão até fazer sub-operações dependendo do diálogo com os demais órgãos envolvidos, conforme o comandante.

A intervenção do Exército foi anunciada, há poucos dias, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que esteve na quarta-feira (25), em Sinop, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ela foi tomada em razão do aumento registrado na taxa de desmatamento em março e abril em Mato Grosso, que teve 80% (480 quilômetros quadrados) do total da devastação detectada na Amazônia Legal, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE