PUBLICIDADE

Sinop: homem que tentou matar dois é condenado a 10 anos de prisão

PUBLICIDADE

A juíza da Primeira Vara Criminal da Comarca de Sinop, Rosângela Zacarkim dos Santos, condenou Vagner Araújo Alves, a 10 anos e sete meses de prisão pelas tentativas de homicídio contra a ex-convivente Ana Paula Bezerra de Souza e o namorado dela, Anderson Paranha. Ele foi submetido a júri popular, ontem, no Fórum. Os crimes aconteceram no dia 22 de abril de 2009, em uma escola estadual, no bairro Jardim Celeste. Uma faca foi utilizada.

Pela tentativa contra Ana Paula, Vagner foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão. “Verifico que o réu agiu com intensidade de dolo, sendo, pois, o juízo de reprovação prejudicial ao acusado. O motivo do crime é fútil e está consubstanciado na circunstância qualificadora. Quanto às circunstâncias do fato, verifica-se que o réu agiu de inopino [que ocorre inesperadamente], dificultando a defesa da vítima”, destacou a magistrada na sentença. “O crime trouxe consequências, visto que as lesões geraram a incapacidade da vítima por um período superior a 30 dias, bem como que até o presente momento a vítima necessita manter acompanhamento médico e fazer uso de medicamentos em razão das lesões provocadas pelo acusado”, frisou em outro trecho.

Em relação a Anderson, a condenação foi de 1 anos e 3 meses, já que o crime acabou sendo desqualificado para lesão corporal grave. “Quanto às circunstâncias e consequências do crime, há de se considerar que, em razão da lesão, a vitima ficou incapacitado para suas atividades habituais por um lapso temporal de aproximadamente 120 dias, excedendo em mais que o dobro o período considerado para qualificação do delito. No que diz respeito ao comportamento da vítima, em nada influenciou para a prática delituosa”, destacou a magistrada.

Nos autos, consta que no dia dos fatos, Vagner dirigiu-se à escola onde as vítimas estudavam levando consigo uma faca. No momento do intervalo das aulas, ele encontrou-se com as vítimas próximo à cantina, onde tentou travar um diálogo com Ana Paula, sendo impedido por Anderson, namorado de sua ex-convivente à época. “O denunciando sacou a faca que trazia na cintura e de inopino desferiu um golpe em Anderson, ferindo-o na altura do ombro e derrubando-o no chão. Em seguida, o denunciando também derrubou sua ex-amásia Ana Paula e pôs-se a desferir golpes de faca na região do tórax da vítima, somente cessando os golpes após outros alunos o renderem”, é apontado.

No processo consta também que “o denunciando conviveu por alguns meses com Ana Paula, nascendo desse relacionamento um filho do casal. Após o nascimento da criança, Ana Paula rompeu o relacionamento com o denunciando e foi morar na casa de seus pais, passando a sofrer, a partir de então, ameaças de morte por parte do denunciando Vagner. Apurou-se ainda que as ameaças eram proferidas via telefone, e também se estendiam a quem mantivesse relacionamento amoroso com Ana Paula”.

O acusado já cumpriu cerca de 1 ano e 27 dias das penas somadas. A defesa ainda pode recorrer das sentenças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE