O documento foi assinado pela diretoria da Sinop Energia e a presidência da Colônia de pescadores Z-16 e reúne informações, onde ambas as partes se comprometem em cumprir vários pontos. A Sinop Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, assinou termo de compromisso com os pescadores da Colônia Z-16. A proposta foi apresentada pelo diretor presidente, Jean-Christophe Delvallet que estava acompanhado pelo diretor de Meio Ambiente, Ricardo Padilha, pelo gerente de Meio Ambiente, André Vasques, e pelo analista socioambiental, Alex Bonami.
O documento reúne informações onde ambas as partes se comprometem em cumprir vários pontos, dentre eles, a aprovação do projeto técnico, contendo localização, infraestrutura básica de um balneário e um entreposto comercial de pescado, conforme planta, memorial descritivo e projeto arquitetônico. Apresenta, também, informações quanto à definição de um cronograma de trabalho para finalização do projeto executivo, contendo informações sobre a previsão de início, fim e entrega das obras do atracadouro, contemplando portaria, administração, zeladoria, bloco pescador, sanitários, restaurante, serviços para o restaurante, quiosques, piscina adulto e infantil, playground, redário, estacionamento, mirante, minhocário, tanque de isca viva, minicampo, rampa para barcos, finalizando com a manutenção de barcos, informações previamente discutidas e acordadas com a colônia Z-16.
A presidente da Colônia Z-16, Julita Burko Duleba, considera o termo muito importante para a colônia e para os pescadores da região. “A formalização desses compromissos é muito importante para nós. O documento serviu para que as pessoas passassem a acreditar que realmente o Empreendimento vai cumprir o que prometeu. Conversei com alguns pescadores que ficaram muito felizes com a notícia”, repassou. De acordo com o diretor presidente da Sinop Energia, várias reuniões foram realizadas com os pescadores da Colônia Z-16, com o objetivo de desenhar o projeto do Balneário e Centro de Apoio ao Pescador, de uma forma que fosse proveitoso para os pescadores. “Chegamos a um ponto que o projeto executivo ficasse ótimo para a colônia, assim os pescadores poderão trabalhar com qualidade”, completou.
O Balneário e Centro de Apoio ao Pescador será construído pela Sinop Energia, às margens do rio Teles Pires, cerca de 20 km de Sinop. Ao todo, serão, 3,6 mil m² de área construída em um espaço de quase quatro hectares, possuindo restaurante, piscinas, quiosques, sanitários, mirante, minicampo de futebol, playground e redário. Já o bloco para apoio aos pescadores terá despensa para equipamentos e materiais, área de recepção e limpeza do pescado, fábrica de gelo, câmaras frias, box para comercialização de pescado e seus subprodutos, área para embalagem dos produtos, tanque para iscas vivas, minhocário, mini oficina de manutenção de barcos e equipamentos, além de uma casa para zeladoria. O novo espaço será mais uma opção de turismo e lazer para os turistas e moradores da região.
A informação é da assessoria.