Sinop pode sediar mais uma audiência sobre a Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) prevista para ser instalada entre a cidade, Sorriso, Itaúba, Cláudia e Ipiranga do Norte, antes da emissão da Licença Prévia (LP) para a obra. O pedido foi encaminhado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
A solicitação, que está sob análise do órgão e da entidade, é para que sejam apresentadas as medidas compensatórias propostas, protocoladas pelo conselho municipal e que, conforme Só Notícias informou, demandarão R$ 197 milhões em investimentos, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Rodrigues.
No documento protocolado, o conselho municipal exige que as medidas sejam incluídas na emissão da LP, para que a empresa vencedora da concessão da obra cumpra as exigências, tendo em vista os impactos ambientais e social. É feita projeção de investimentos em pelo menos dez áreas, como Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Ação Social, visando a demanda de pessoas que virão para a cidade, de todo o país, para trabalhar na obra.
Conforme Só Notícias informou, a usina que terá capacidade de gerar 400 megawatts de energia elétrica ainda está em processo de licenciamento. O reservatório deve inundar pelo menos 23 mil hectares em Sinop. O número de empregos diretos e indiretos que devem ser gerados e o investimento que deve ser feito ainda não foram divulgados oficialmente.O processo de liberação pode durar até quatro anos e meio.