PUBLICIDADE

Sinop capacita novos conciliadores e mediadores

PUBLICIDADE

O Fórum da Comarca está capacitando 31 pessoas para atuarem como conciliadores e mediadores. A capacitação faz parte do curso ‘Técnicas de Mediação e Conciliação’ e segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De acordo com a diretora do Fórum, juíza Débora Roberta Paim Caldas, o conteúdo foi dividido entre teoria e prática, oportunizando aos participantes sessões simuladas, nas quais poderão vivenciar o conhecimento teórico. As aulas são ministradas pelas instrutoras Valéria Martins Vieira e Claudete Pinheiro Silva.

“A conciliação e a mediação são reconhecidas pela Resolução 125/2010 do CNJ como meios adequados de solução de conflitos, com a ajuda de um terceiro facilitador do diálogo entre as partes, com uso de técnicas desenvolvidas e estudadas há anos em muitos países”.

Em Sinop esses métodos vêm sendo aplicados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) desde 2013, sob a coordenação da juíza. Ainda segundo a diretora do Fórum, além das técnicas de conciliação e mediação, o Cejusc de Sinop também disponibiliza outras ferramentas voltadas à solução adequada dos conflitos, sendo a Oficina de Pais e Filhos (voltado ao combate à alienação parental – em parceria com a UNIC/Sinop), o Projeto “Olhar Sistêmico”, com o uso da técnica das constelações familiares (método psicoterapêutico, de abordagem sistêmica fenomenológica, desenvolvido pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger), os grupos de atendimentos às vítimas e ofensores da Lei Maria da Penha (em parceria com a Faculdade FASIP) e, ainda, um setor de Cidadania para orientar a população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Uniões homoafetivas crescem 59% em Mato Grosso, aponta IBGE

Dados do registro civil divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Bombeiros capturam pitbull após ataques na área urbana de Nova Mutum

Um cão da raça pitbull foi capturado pelo Corpo...
PUBLICIDADE