Um motorista foi preso em flagrante hoje por transporte ilegal de madeira na Gleba Mercedes (80 km de Sinop), pelas equipes do Ibama, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança que atuam na operação Arco de fogo. Os fiscais e policiais tentavam localizar um incêndio na região, quando flagraram duas serrarias clandestinas (pica-pau) e uma carreta com madeira serrada sem autorização.
Cerca de 500 metros cúbicos em diferentes espécies foram apreendidos, além de uma pá-carregadeira, uma motoserra e da carreta. A coordenação da operação lacrou a serraria.
Segundo o coordenador de campo do Ibama, André Galina, a operação Rastro Verde, ação do Ibama deflagrada nos meses de janeiro e fevereiro em todo o país, estancou o fluxo de madeira ilegal oriundo do assentamento. “Como eles não conseguiam mais transportar as toras, transferiram as serrarias para dentro de assentamento”, avalia.
O Instituto investiga como essa madeira serrada saía do assentamento. “Nossa suspeita é que alguma empresa está vendendo documento para acobertar o crime”, completa Galina. Fiscais e policiais continuam no local para realizar a medição da madeira e levantar os possíveis locais de extração e outros ilícitos.