Geral

Sinfra e prefeituras vão arrumar estrada em Sinop onde rio transbordou e formou cratera

A secretaria de Obras e Serviços da prefeitura não iniciou os trabalhos de recuperação no trecho da MT-329, conhecida Cruzeiro do Sul, onde um rio transbordou, sábado à tarde, e formou cratera impedindo o tráfego. O secretário Edilson Ticola, explicou que aguarda uma resposta da secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra). “É uma rodovia estadual, então não podemos chegar lá mexendo, por isso entramos em contato com a Sinfra, mandamos fotos da situação para ver a atitude que eles iam tomar. Eles ficaram de nos passar uma resposta até ontem à tarde, mas ainda não se posicionaram, não nos deram respostas”, informou, há pouco, ao Só Notícias, o secretário.

A cratera é a cerca de 5 quilômetros do ‘postinho’ de fiscalização da MT-220, e a aproximadamente 50 quilômetros de Sinop. A prefeitura ainda disponibilizou ajuda, “tanto nós de Sinop, quanto a prefeitura de Ipiranga do Norte e empresários daquela região. Agora está dependendo deles, e estamos aguardando eles nos passarem o projeto, volume de água que cruza ali, o que vão fornecer para irmos e resolver à situação”, frisou.

Enquanto a estrada não é recuperada, o secretário destacou que as equipes estão concentradas na estrada da Gleba Mercedes. “Todos estão desviando por lá, inclusive os caminhoneiros, e a estrada não suporta esse volume e esses caminhões. Temos que amenizar os estragos, porque está chovendo muito e a estrada não está preparada para receber esse fluxo”, completou.

A assessoria da Sinfra informou, ao Só Notícias, que “a secretaria está ciente do desmoronamento” e “já está tomando providências para dar início às obras no local, por meio de uma parceira a ser firmada junto à prefeitura”e “vai propor o envio de bueiros metálicos para serem instalados na rodovia, no local onde a tubulação antiga rompeu, e o Município será responsável pela execução da obra. Com essa parceria, será possível a recuperação mais ágil do trecho até que seja construída uma ponte de concreto no local”, concluiu.

No sábado, com as intensas chuvas, o rio subiu, a tubulação não suportou grande volume de água e derrubou um trecho da estrada. Uma carreta carregada com grãos caiu. O motorista não se feriu.

Só Notícias/Luan Cordeio (fotos: reprodução)