PUBLICIDADE

Setembro é prazo limite para cobrar pedágio na BR-163 em MT; concessionária se antecipa

PUBLICIDADE

A empresa detentora da concessão dos mais de 850 quilômetros da BR-163 entre Sinop e Mato Grosso do Sul tem até 25 de setembro para começar a cobrança do pedágio em 9 praças. O prazo, já previsto em contrato, foi “relembrado” no último relatório divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a respeito da situação das concessões rodoviárias em execução por todo o país. Até a data também devem estar concluídos 10% da duplicação, ou 45 km, que é um dos critérios. A concessionária no entanto, já anunciou que a cobrança começa mês que vem, em período a ser definido pela autarquia, que ainda deve repassar o cálculo final da tarifa.

A concessionária apontou que defende dos cálculos da agência, destacando que valor divulgado, R$ 2,73 a cada 100 quilômetros, é médio e ainda bruto, pois será acrescido da inflação desde 2013, quando houve o leilão de concessão da rodovia e também o aumento dos custos, principalmente por causa da Lei dos Caminhoneiros. Não há uma estimativa de quanto deve custar.

A arrecadação está autorizada nas praças nos quilômetros 586,9 (BR-163), próximo a Nova Mutum, km 664,4 (BR-163), em Lucas do Rio Verde e 766,7 (BR-163), em Sorriso, no km 479,1 (BR-364), em Jangada, no 316,5 (BR-364), próximo ao colégio agrícola São Vicente, 383,1 (BR-364), entre a Serra de São Vicente e Cuiabá,  km 33,6 (BR-163), na região do distrito de Ouro Branco, 214,4 (BR-364), região de Rondonópolis. Em setembro deve começar a cobrança na praça de Diamantino, no km 579 (BR-163).

Conforme Só Notícias já informou, 23 quilômetros de duplicação já foram entregues e outros 28 serão entregues na região de Rondonópolis. Com isso, até agosto, a empresa cumprirá suas obrigações e pode iniciar a cobrança de pedágio.  O pagamento da tarifa poderá ser feito em dinheiro ou com o serviço de identificação e pagamento eletrônico para veículos, os chamados AVIs (Atomatic Vehicle Identification – em tradução livre, Identificação Automática de Veículos). O sistema que permite o pagamento automático de pedágios por meio de um pequeno aparelho de comunicação via rádio instalado no veículo.

A expectativa é que cerca de 65 mil veículos passem, por dia, por todas estas praças de pedágio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Show de Matheus Fernandes encerra programação do Festeja Sinop

O cantor Matheus Fernandes encerrou a programação de aniversário...

Carretas tombam no mesmo trecho da BR-163 em menos de 30 minutos em Nova Mutum

Duas carretas tombaram próximas uma da outra, hoje de...
PUBLICIDADE