segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: nova previsão é que obra de escola atrasada há 2 anos fique pronta até dezembro

PUBLICIDADE

Os mais de 300 alunos da escola Lindolfo José Trierweiller devem encerrar o ano letivo improvisados na creche Tempo de Infância, no bairro Novo Estado. A previsão inicial de transferir os alunos no segundo semestre para a sede nova, que está sendo construída desde 2012, na esquina da rua dos Eucaliptos com a avenida das Itaúbas, no centro, não se concretizou. A obra, orçada em R$ 3,2 milhões, estava prevista para ser concluída em 2013. Ao final do prazo, a prefeitura estendeu até outubro de 2014. Como novamente não foi concluída, um novo termo aditivo foi celebrado e a previsão de conclusão passou a ser dezembro de 2015.

De acordo com a secretaria de Educação, Gisele Faria de Oliveira, a prefeitura dispõe de todos os documentos que motivaram os atrasos. “A previsão é final do ano. O recurso do governo federal já foi até depositado. Teve todos os porquês (do atraso). Respondemos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) quais foram as problemáticas. Agora, está tudo dentro do cronograma”, afirmou a gestora, ressaltando ainda que “os estudantes estão bem acomodados na creche Tempo de Infância para concluir o ano letivo”.

Porém, para o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), Kleber Solera, o adiamento da transferência para a sede nova causa transtornos aos estudantes. “É uma escola improvisada, pequena. As salas são separadas por divisórias. Não há pátio suficiente para os estudantes. No período da chuva, costumava alagar, então não sei o que vai acontecer, até porque passou por uma reforma este ano. Os banheiros também são externos e insuficientes para a demanda”, avaliou.

O sindicalista também citou prejuízos para os pais dos alunos, que tiveram que se adequar à mudança ou procurar outra escola. “Alguns estudantes foram para escolas estaduais, como o Enio Pipino ou Nilza de Oliveira. Outros foram para as creches Daury Riva, Neuza Graf ou Pequeno Príncipe. Os pais tiveram que ‘se virar’ e encontrar um jeito. Dentro destas condições, não foi assim tão tranquilo”, destacou Kleber.

A nova unidade do Centro Educacional Lindolfo Trierweiller terá 2.466 m² e contempla 16 salas de aula, biblioteca, laboratório de ciências e salas administrativas. Por mês, a prefeitura paga R$ 3,5 mil de aluguel no prédio da creche Tempo de Infância, onde funciona temporariamente a escola. 

Até o início do ano, o Centro Educacional funcionava em salas cedidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), na avenida dos Ingás, no centro. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE