O Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT) juntamente com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) estão mobilizando toda a categoria no Estado para uma greve geral em todo o país, a partir de agosto. A intenção é realizar vários atos e, com isso, “parar” o Executivo Nacional com o movimento grevista. A decisão nacional sobre este movimento ocorrerá na plenária da Condsef no dia 6 de agosto. No entanto, os sindicatos estão realizando em seus estados assembleias para ouvirem da categoria sobre esta reivindicação.
Por meio da assessoria, o presidente do Sindsep-MT, Carlos Alberto de Almeida, afirmou que os servidores federais mato-grossenses estão dispostos a participarem do movimento. O presidente se sustenta em votações nas assembleias com as bases e na aprovação da maioria dos servidores. As primeiras reuniões já apontam que a categoria está disposta a enfrentar o governo e cruzar os braços (se for necessário), por tempo indeterminado.
De acordo com o sindicato, o governo federal tem mostrado morosidade em apresentar a proposta de reajuste e o prazo limite para isso é 31 de agosto. Nos próximos dias, o Sindsep-MT realizará novas reuniões com os trabalhadores do interior, para mais uma vez confirmarem a participação na greve e terem os informes sobre os andamentos das negociações. Para Carlos, o apoio da maioria mostra que Mato Grosso conseguiu ter um diálogo unificado entre categoria e sindicato.