domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Servidores em MT recebem treinamento para detectar áreas propensas à corrupção

PUBLICIDADE

Os servidores da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) que fazem parte do Programa de Integridade Pública participaram de um curso de mapeamento de fluxos, que possibilita mapear setores e áreas internas mais propensas à corrupção. A atividade, aplicada pela Secretaria de Estado de Gestão, faz parte da segunda fase de implantação do programa de Compliance, e que é executado na Setas de forma pioneira no âmbito da administração pública.

A coordenadora da ação, Thalita Alves da Costa, comentou a importância da instrução. “É uma parte muito importante da estrutura do programa e que faz parte do fluxo da estrutura. Nos auxiliará a identificar dentro da estrutura da secretaria, quais setores que estariam mais vulneráveis a práticas corruptas e a como evitar isso”.

Elaborado pelo Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), o Compliance já é utilizado no meio empresarial para coibir ações de corrupção. A intenção é de que em breve seja expandido para todo o Governo do Estado.

Além de coibir práticas de violação do patrimônio público, o Programa de Integridade trabalhará um cronograma de execução, que abordará desde o desenvolvimento do ambiente de gestão, análise de riscos, até a elaboração da política de procedimentos para casos de gestão de crise.

São cinco os eixos que norteiam o programa. Entre eles, destacam-se o comprometimento e apoio da alta direção do órgão ou entidade com a definição e fortalecimento de instância interna de integridade, estruturação e implementação de políticas e procedimentos internos voltados para a integridade, comunicação e treinamento de todos os servidores.

Além de coibir práticas de violação do patrimônio público, o Programa de Integridade trabalhará um cronograma de execução, que abordará desde o desenvolvimento do ambiente de gestão, análise de riscos, comunicação e treinamento de servidores, até a elaboração da política de procedimentos para casos de gestão de crise.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...

Bombeiros combatem incêndio em mercearia de Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros conteve um incêndio, hoje à...
PUBLICIDADE