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Serviços essenciais lideraram reclamações no Procon em Mato Grosso no ano passado

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O Procon Estadual registrou 37.248 atendimentos no ano passado. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 30.496 registros, enquanto pela ferramenta de atendimento online (www.consumidor.gov.br) foram 6.752 reclamações.

No Sindec, o setor “Serviços Essenciais” ficou em primeiro lugar em número de registros, com 13.627 reclamações. Liderando o setor está a categoria “Energia Elétrica”, com 5.203 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 4.657 registros. A terceira posição ficou com “Telefonia Celular”, com 2.352 reclamações.

Com 6.720 reclamações, o setor “Assuntos Financeiros” ocupa a segunda posição, registrando 2.492 procedimentos para a categoria “Financeira”, 1.584 para “Banco Comercial” e 1.120 para “Cartão de Crédito”. A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar, com 5.025 atendimentos: 865 reclamações para a categoria “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 364 para “Eletroeletrônico Importado”, e 260 para “Microcomputador/Produtos de Informática”.

Já por meio da plataforma online, o Procon registrou 6.752 reclamações. A área “Telecomunicações” liderou o ranking com 3.637 registros. Em segundo lugar estão os “Serviços Financeiros”, com 1.340 reclamações; em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática”, com 1.031 registros. Na quarta posição da plataforma está o setor “Produtos Eletrodoméstico e Eletrônicos” com 274 atendimentos.

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