O projeto “Educação para a Indústria” do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi) abriu 3 mil vagas para trabalhadores em 17 cursos de qualificação e aperfeiçoamento gratuitas para quem já atua dentro das indústrias do Estado e seus dependentes. As oportunidades também estão disponíveis para a comunidade, com desconto de 30%. Para funcionários de empresas associadas aos sindicatos empresariais industriais, que têm 40% de desconto.
De acordo com a assessoria, além da qualificação técnica do Senai, os estudantes passarão por formações do Sesi, de acordo com a área de atuação escolhida. Entre os temas estão: comunicação com foco organizacional, saúde e segurança no trabalho da indústria da construção civil, produtividade na construção civil para equipes de produção, implantação dos 10 S, habilidades de gestão, comunicação interpessoal no ambiente de trabalho, ética e conduta no trabalho e sustentabilidade ambiental.
Além de Sinop e Sorriso, os cursos ocorrerão simultaneamente nos municípios de Cuiabá (Porto e Distrito Industrial), Várzea Grande, Barra do Garças, Nova Mutum, Rondonópolis, Juína e Cáceres. Os interessados em fazer a matrícula devem procura um das unidades do Sesi e Senai com documentos pessoais e carteira de trabalho ou contrato trabalhista.
Os cursos são nas áreas de alimentador de linha de produção, encarregado de produção e processos industriais, operador de computador, operador de processos de envase, operador industrial de alimentos, controlador e programador de produção, melhoria do desempenho industrial, almoxarife, mecânico de automóveis leves, pedreiro, auxiliar de operações em logística, eletricista instalador predial, jardineiro, pintor de obras, alimentador de linha de produção, montador e reparador de computadores e costureiro.