De 26 a 29 de setembro, o Departamento de Educação para o Trânsito de Sorriso realizará atividades em comemoração a Semana Nacional de Trânsito. Com o tema “Você e a moto: uma união feliz”, o departamento reunirá alunos, professores e a população em geral nos trabalhos. A abertura será na quadra da escola municipal Ivete de Lourdes Arenhardt, a partir das 19:30 horas, do dia 26.
O Brasil possui hoje mais de 7,4 milhões de motocicletas que circulam nas cidades a lazer ou a trabalho. O tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito tem o objetivo de chamar a atenção de condutores, caronas, pedestres e demais companheiros que dividem o espaço viário, para o uso apropriado e seguro deste meio de transporte, tão utilizado para vencer os transtornos causados pelo grande trânsito das cidades.
Durante as atividades, os participantes saberão um pouco mais sobre a conscientização dos limites e das conseqüências do uso da motocicleta, para que ele não venha a sofrer a desventura de acidentes que afetarão a sua vida. Será debatida ainda, a importância do uso do capacete que, quando usado adequadamente e dentro das especificações técnicas requeridas, protege a cabeça de seus ocupantes de impactos causados por acidentes envolvendo terceiros no trânsito, ou simplesmente por quedas decorrentes da perda ocasional do equilíbrio.
De acordo com a coordenadora do departamento, Denise Esteves Stelatto, muitos parceiros estão colaborando com a realização da semana em Sorriso. “Agradeço o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Clubes de Sorriso, Poder Judiciário e a AUTTS – Associação Única dos Trabalhadores do Trânsito de Sorriso”.
Ela lembra ainda que muitas blitz educativas estão sendo realizadas semanalmente em Sorriso. “A PM e a AUTSS estão realizando blitz visando conscientizar e educar os motoristas. No final do ano, será apresentado á sociedade um levantamento sobre a reação dos condutores diante dessas blitz e a dificuldade enfrentada pelos multiplicadores na aplicação da educação para o trânsito”, conclui.


