PUBLICIDADE

Sema testa produto contra incêndios florestais

PUBLICIDADE

A Sema testará nesta terça-feira, um produto químico de prevenção e combate a incêndio florestal. Será numa área de pastagem, em Cuiabá, específica para pesquisa.
O teste do produto “Licet-F” – facricado em Curitiba -, que funciona como uma barreira química contra incêndio florestal, está sendo organizado pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo. Este será o segundo teste do produto no estado. No início do mês, o “Licet-F” foi testado pela Secretaria de Meio Ambiente, numa área de floresta em Nova Olímpia, na região Médio-Norte do Estado.

O coordenador da Gestão do Fogo, major BM Héctor Péricles de Castro explicou que o produto vem demonstrando ser eficaz. “Nosso objetivo é buscar novas tecnologias capazes de prevenir, conter e combater os incêndios florestais”, disse ele.

O primeiro teste foi realizado em uma área de cinco hectares de cana-de-açúcar. Um avião agrícola pulverizou cerca de 1.400 litros do “Licet-F” numa faixa de 50×10 da lavoura, depois de uma queima autorizada e controlada. “Na verdade, estamos realizando vários testes para verificarmos a eficiência do produto nas condições físicas e geográficas da nossa região”, explicou major Héctor.

Entre as vantagens do Licet-F, se comparado a outros produtos, está a relação custo-benefício. O produto custa R$15 o quilo. Além disso, é de fabricação nacional, é biodegradável, atóxico, não é corrosivo e, tem a mesma viscosidade e densidade da água, o que facilita a sua aplicação por terra ou ar. Outro ponto importante é que o produto não causa danos ao ser humano e nem ao meio ambiente.

No Brasil, estados como Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro, e países como Indonésia e Portugal também pretendem adquirir o Licet-F.

Os resultados do primeiro teste do “Licet-F” foram um dos temas discutidos durante o encontro dos integrantes do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, realizado na semana passada no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O encontro serviu para que representantes dos vários órgãos federais, estaduais e municipais e instituições que compõe o Comitê, discutissem prospostas para um Plano Estadual de combate a incêndios no Estado, baseado na legislação vigente e com foco na prevenção, controle, combate, educação e fiscalização. Essa proposta que está sendo finalizada, deve ser apresentada ao Governador Blairo Maggi nos próximos dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE