sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema remaneja unidade regional de Juara para Sinop

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que encerra, na segunda-feira (2 de maio), o prazo para as unidades regionais de Aripuanã e Juara transferirem seus bens patrimoniais, processos e documentos para as unidades de Juína e Sinop, respectivamente. A partir desta data as antigas sedes ficam extintas e não receberão mais demandas.

Já a unidade de Vila Rica foi transferida para a sede de Confresa no início de abril, conforme o decreto. De acordo com o superintendente de Relacionamento e Atendimento da Sema, Luiz Gonzaga de Oliveira, a medida que extinguiu três unidades atende ao replanejamento estratégico do governo do Estado para fortalecer a gestão ambiental no interior de Mato Grosso. “De 11 regionais, a secretaria passa a ter apenas 8, mas, com a perspectiva de concentrar esforços para que elas prestem melhores serviços à população”.

No caso de Vila Rica, por exemplo, a distância média de deslocamento realizada pelos servidores da unidade para atender os 13 municípios em seu entorno é de 234,8 quilômetros, o que equivale a aproximadamente cinco horas de viagem. Já quando o ponto de partida é de Confresa, a média de deslocamento é de três horas de viagem. Com a redução de tempo de descolamento, a despesa será menor. “Os usuários não serão prejudicados. Ao contrário, o trabalho da secretaria ganhará mais agilidade e ainda vai ao encontro com a política de Governo, que é reduzir custos”.

Além da questão de logística e financeira, o replanejamento das sedes atende aos critérios estabelecidos pela Sema para definição de unidade regionais, que são: pressão antrópica, ou seja, populacional, e pressão de atividades produtivas; fluxo migratório; demanda por atividades a serem licenciadas, monitoradas e fiscalizadas; posição geográfica ideal; densidade populacional e comunicação.

Luís Gonzaga assegura que haverá continuidade nos serviços de vigilância e limpeza até a total transferência de bens e processos de uma unidade para outra. A Secretaria Adjunta de Administração Sistêmica adotará as providências necessárias para a transferência ou o cancelamento dos links de internet, telefonia e demais serviços fornecidos às unidades que se encerraram atendimento.

Com R$ 6,4 milhões de recursos do Fundo Amazônia, a Secretaria iniciou o processo de fortalecimento de suas unidades regionais com a reforma de duas delas (Alta Floresta e Sinop) e construção de quatro novas unidades (Guarantã do Norte, Tangará da Serra, Confresa e Sinop). Além disso, também serão entregues equipamentos, veículos, embarcações, mobiliários e capacitação para os servidores. Paralelamente, também com R$ 6,8 milhões em recursos do Fundo Amazônia, a Sema iniciou o processo de descentralização junto a 40 municípios, possibilitando que eles assumam o processo de licenciamento ambiental e outros serviços de baixo impacto. Esses municípios receberão recursos para construção e reforma de 17 sedes de Secretarias Municipais de Meio Ambiente e kits que incluem motocicletas, embarcações, equipamentos e mobiliários, que já se encontram em fase de licitação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE