PUBLICIDADE

Sema lançará campanha de conscientização sobre a Piracema

PUBLICIDADE

Para sensibilizar a sociedade sobre a importância do período da piracema, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lançará, na próxima terça-feira (10), a campanha ‘Impactos ambientais e ações de revigoramento dos recursos pesqueiros’. O evento começa às 13h, no Auditório Alzira Araújo Menezes Catunda, da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso, localizado no bairro Ponte Nova, em Várzea Grande.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Ariane Colombo Bez, a campanha pretende levar aos pescadores profissionais informações sobre a prática sustentável e os desafios relacionados ao período. A abertura oficial do evento será realizada pela secretária da pasta, Ana Luiza Peterlini, durante uma mesa redonda composta por representantes de comunidades ribeirinhas e pelo Ministério da Pesca e Agricultura (MPA).

Em seguida, haverá uma apresentação cultural do coral infantil da Escola Municipal Elza Luíza Esteves, do bairro Canjica, em Cuiabá. Após a apresentação, serão discutidos alguns temas ligados à pesca. O primeiro deles é sobre os impactos ambientais no Rio Cuiabá e os desafios na piracema, apresentado pelo ribeirinho Belmiro Lopes, da Colônia de pescadores Z14, de Várzea Grande. Em seguida, o técnico da Sema Rooney Pinheiro Amorin falará sobre as ações para a redução dos impactos ambientais causados pelos pescadores nos rios.

O presidente da colônia Z1 (Cuiabá), Antônio José da Silva, também vai compor a mesa e discutirá junto com os demais a viabilidade de renda a partir do beneficiamento de pescado. A discussão relacionada às perspectivas sobre o futuro da pesca artesanal profissional no Estado será levantada pelo superintendente de Pesca e Aquicultura do MPA, Ércio de Arruda Lins. E para finalizar, o superintendente de fiscalização da Sema, major da PM Fagner Augusto do Nascimento, falará sobre o papel do pescador enquanto parceiro da fiscalização. O encontro segue com um debate e se encerra às 17h, com o café e prosa. Os próximos municípios a receberem a campanha são: Barra do Garças (18), e Alta Floresta (25).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem é internada com suspeita de traumatismo após acidente no Nortão

O acidente de trânsito com uma Honda Titan vermelha...

Carta de intenções sinaliza possibilidade de financiamento climático para Mato Grosso

Mato Grosso avançou um acordo para receber financiamento climático...

Número de inadimplentes sobe em Mato Grosso e chega a 1,165 milhão

No mês passado, 11.766 pessoas entraram na base de...
PUBLICIDADE