terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

SEMA confirma que Piracema foi prorrogada no Nortão

PUBLICIDADE

Foi prorrogado para até o dia 31 de março o período da piracema no Nortão, que terminaria no dia 28 de fevereiro. A prorrogação foi determinada pela instrução normativa número 78 de 09 de dezembro de 2005 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), para os rios que fazem parte da Bacia Amazônica.

A justificativa da portaria foi “a estiagem de grandes proporções ocorrida na área da Bacia Amazônica e sua influência direta na dinâmica de reprodução das espécies dos peixes reofílicos”. E, segundo a Regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) de Sinop, os rios da região Norte, que pertencem à bacia, também terão o período de proibição da pesca prorrogado. Em outras regiões de Mato Grosso a piracema termina no final de fevereiro.
Ontem, houve informações desincontradas na própria Secretaria Estadual.

Até o dia 31 de março fica proibida a pesca com tarrafas ou redes, sendo permitida somente a pesca com vara ou linha de mão. Equipes da secretaria estão trabalhando na prevenção e fiscalização durante esse período. Os pescadores que forem abordados em descumprimento da norma serão autuados e os materiais apreendidos.

A Regional de Sinop já apreendeu vários materiais como redes, espinhéis, e 580 quilos de pescado em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, desde que iniciou a piracema, no dia 03 de novembro. A proibição tem com objetivo permitir o ciclo de reprodução dos peixes, garantindo o sustento de muitas famílias e atividades econômicas que dependem diretamente da pesca, na próxima temporada.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal mantém na cadeia acusado de mandar matar ex-mulher em Lucas do Rio Verde

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso...

Cotação do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, esta...
PUBLICIDADE