quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema começa fiscalização em rios do Nortão

PUBLICIDADE

Agentes da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) começam na semana que vem a fiscalização nos rios que fazem parte da regional de Sinop, englobando 18 municípios. Conforme o coordenador regional, Márcio Cavalcanti, a equipe receberá o apoio de dois agentes de Cuiabá.

Desde o último dia 03, iniciou o período da piracema no Estado, sendo proibidas as pescas com tarrafas e redes. O período se estenderá nos próximos quatro meses, em que serão permitidas apenas pescas com linha ou vara de mão.

“Nós também já recebemos as declarações dos estabelecimentos que vendem pescado, e vamos começar a monitorar”, explicou. Nesse período, os comércios não podem adquirir pescados. As infrações podem acarretar em multas e os produtos são apreendidos.

Os pescadores que forem detidos com pescados dessa natureza, serão multados, e os peixes serão apreendidos e doados à entidades assistenciais. O período da piracema que é definido pela instrução normativa 36, publicada no dia 06 de outubro pela ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, valerá também para o Mato Grosso do Sul. Em todo o Estado serão mais de 200 fiscais no combate à pesca.

A proibição tem com objetivo permitir o ciclo de reprodução dos peixes, garantindo o sustento de muitas famílias e atividades econômicas que dependem diretamente da pesca, na próxima temporada. Os barcos e veículos para que os fiscais possam trabalhar serão fornecidos pela Sema.

Fazem parte da regional de Sinop os rios Teles Pires, Rio Verde, Arinos, Celeste, Nandico e Von Steinen.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esposa e quatro réus são condenados em júri popular por homicídio qualificado em MT

O Ministério Público informou, hoje, que os réus Nathalia...

Edital de convocação 001/2024 Assembleia de Sócios – INTERVIAS

INTERVIAS – CONCESSIONÁRIA DA EXPLORAÇÃO DA RODOVIA MT242/493/140 COM...

Carro sobe em calçada após colisão com moto no Nortão; um ferido

O acidente de trânsito envolvendo um Hyundai HB20 branco...
PUBLICIDADE