Os sem terra desbloquearam, há pouco, a BR-163 entre Sinop e Itaúba. Eles interromperam o tráfego desde às 7h e libereram às 11h. No início da tarde, às 13h volataram a colocar pneus e troncos na pista impedindo centenas de pessoas de passarem.
A Polícia Rodoviária Federal informou, ao Só Notícias, que não foi feita previsão se haverá novo bloqueio nesta quarta-feira. Nos protestos anteriores, eles comunicavam a polícia por questões de seguranças. "Porém, nos disseram hoje que se não fossem atendidas as reivindicações, voltariam a blloquear a pista", informou uma fonte da PRF. Não houve incidente entre manifestantes e motoristas, que tiveram muitos prejuízos porque a entrega de inúmeras cargas de produtos (alimentos, combustível, madeira, grãos) acabaram atrasando, bem como pessoas que estavam com compromissos profissionais e pessoais em outras cidades e acabaram sendo, novamente, prejudicados pela ação do MST.
Os manifestantes farão amanhã às 6h, uma assembleia para definir se haverá novos bloqueios. Eles cobram questões relacionadas a usina hidrelétrica de Sinop devido ao alagamento de algumas áreas onde estariam assentados e também a linhões de energia, que devem “cortar” o assentamento 12 de Outubro, onde há 187 famílias. Membros de outros assentamentos fortalecem o movimento. Eles não querem que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente conceda a Licença de Instalação da obra, até que o assentamento seja incluído do Eima-Rima (estudos de impactos e condicionantes). “Houve um diálogo, mas estamos cansados de conversas, queremos ações”, disse.
O contrato das obras da usina foi assinado no início do mês e a nova previsão é antecipar de janeiro de 2018 para maio de 2017 o início da operação. A expectativa é que as obras comecem ainda este semestre, com projeção de proporcionar até 3,2 mil empregos diretos e, 12 mil indiretos no decorrer dos trabalhos. O projeto demanda pelo menos R$ 1,777 bilhão em investimentos, com preço médio da energia a ser gerada de R$ 109,40 por megawatt-hora (Mwh).
Também hoje, integrantes do MST bloquearam a BR-070, na entrada de Cáceres. A rodovia também ficou interditada no mesmo horário.