De janeiro a junho, seis aeronaves foram apreendidas com mais de duas toneladas de entorpecentes. Os dados são do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o trabalho repressivo foi realizado com a integração das forças de segurança do Estado, a Polícia Federal (PF) e a Força Aérea Brasileira (FAB).
O último caso foi o da aeronave que vinha da Bolívia e foi abatida no último dia 20, em uma região de fazenda próximo ao município de Denise (209 km de Cuiabá). Somente nesta operação, foram apreendidos 420 quilos de droga.
Conforme Só Notícias já informou, em junho, o avião, modelo Embraer EMB-810C, foi apreendido por policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Federal e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), transportando 420 quilos de cloridrato de cocaína, em Denise (187 quilômetros de Cuiabá).
Em março, um Sêneca II foi interceptado por um avião caça A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), em uma região de fazenda, em Nova Fernandópolis, distrito de Barra do Bugres (Médio Norte). Pelo menos 500 quilos de entorpecentes foram apreendidos.
No primeiro semestre foram realizadas pelo Ciopaer 625 horas de voo, totalizando a execução de 452 missões, além da localização de 58 veículos roubados ou furtados.
“Obtivemos importantes resultados neste primeiro semestre e nosso trabalho continua, no intuito de auxiliar as unidades de segurança a reduzir os principais índices criminais”, destacou o comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Juliano Chiroli.
O Centro Integrado atuou em 44 apoios em ocorrências, 19 buscas e capturas, 05 prisões de suspeitos, 30 localizações de veículos, 25 apoios operacionais para a Polícia Militar, 12 para a Polícia Federal e 29 da Polícia Judiciária Civil, dentre outros.
As atividades do Ciopaer foram regulamentas pelo Governo do Estado em 17 de novembro de 2006, com o objetivo de centralizar em um único órgão o controle, operação e manutenção de aeronaves rotativas e de asas fixas empenhadas em atividades policiais.
Atualmente, possui o efetivo de cerca de 90 profissionais das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros que atuam em funções como piloto, tripulante, mecânicos e serviço administrativo. Houve ingresso de 32 novos profissionais, após o investimento no curso para tripulantes em 2015, além de pilotos, equipamentos e reforço nos recursos para as operações. Em 2018 foi criada a primeira unidade descentralizada do Ciopaer no município de Sorriso. Já em junho deste ano, foi inaugurada o novo hangar do Centro Integrado, com mais de 4 mil metros quadrados.