PUBLICIDADE

Secretário quer implementar transparência financeira em projetos sociais em MT

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Trabalho e Social (Setas), Valdiney Arruda, discutiu com a secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC), Adriana Vandoni, a implantação do Programa de Integridade Compliance na estrutura da pasta. Entre as preocupações do gestor está a garantia de transparência no aporte financeiro a projetos sociais.

“Queremos acompanhar de perto os resultados de todos os recursos investidos”, reforçou o secretario em referencia aos resultados que muitas vezes não foram analisados por falta de gerenciamento.

Segundo Vandoni, a provocação do secretário demonstra preocupação em recuperar a imagem da secretaria. "É necessário implantar o programa de integridade, já que a reputação da pasta foi abalada com os escândalos da gestão anterior. Vamos ajudar o secretário a efetivar o programa na Setas", afirmou, destacando que o gestor foi o primeiro a buscar o apoio do Gabinete de Transparência.

Durante o encontro também ficou definida a realização, no dia 16 de outubro, do workshop “Ética e Cidadania para a Cultura de Transformação” para servidores da Setas. O objetivo é sensibilizar, conscientizar e incentivar a mudança cultural e de hábito, em busca da transformação do comportamento pessoal e coletivo.

O Programa de Compliance estabelece medidas, normas ou políticas que devem ser executadas para evitar atos ilícitos ou conflitos que possam ocorrer em uma instituição. O termo compliance vem do verbo inglês “to comply” que em sua tradução significa consentir ou concordar com uma regra.

No Brasil, os programas de compliance ganharam força com a aprovação da Lei Anticorrupção (Lei N. 12.846/13) que trata sobre a responsabilização civil e administrativa da pessoa jurídica por atos contra a administração pública.

Em Mato Grosso, o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção está implantando um programa de compliance nos órgãos estaduais para disseminar boas práticas e, assim, prevenir a corrupção na administração pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atendentes do CIOSP em MT entram em greve e terá efetivo reduzido; secretaria se manifesta

Trabalhadores da empresa responsável pelos atendimentos telefônicos emergenciais da...

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...

Unemat Sinop oferta 81 vagas em quatro mestrados profissionais

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus...
PUBLICIDADE