sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário de Cuiabá é preso acusado de exploração de madeira indígena

PUBLICIDADE

O secretário Municipal de Habitação de Cuiabá, Oscar Soares Martins, foi preso agora há pouco acusado de envolvimento com o esquema de exploração de madeira de área indígena. Sua prisão faz parte da operação desencadeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e Polícia Federal no Norte de Mato Grosso.

Segundo informações da polícia, Oscar é acusado de suposto envolvimento com a extração ilegal de madeira da região do município de Colniza. Ele foi preso em sua residência, no bairro Jardim Califórnia, em Cuiabá, e encaminhado para a sede da Superintendência da Polícia Federal.

Além de sua prisão, os fiscais do Ibama e agentes da PF prenderam na sexta-feira, Marcelo Alberto Fávero e seu funcionário, Sidnei Medeiros, sob a acusação de extração ilegal de madeira, caça ilegal de animais silvestres, porte ilegal de arma de fogo e possível trabalho escravo. Com eles foram apreendidos 2 revólveres, dois caminhões e uma carreta carregados com aproximadamente 120m³ de madeira da espécie Itaúba.

O local de onde Marcelo estaria retirando madeira fica na divisa dos municípios de Nova Ubiratã e Feliz Natal, na área indígena do Parque Nacional do Xingu. Ainda o envolvimento de empresários madeireiros de Sinop, Sorriso, Vera e Feliz Natal, além de uma tribo de índios do próprio parque, também está sendo investigado.

Para a operação, a Justiça Federal expediu 90 mandados de busca e apreensão e mais de 70 mandados de prisão de acusados de envolvimento no esquema de exploração ilegal de madeira nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Os fiscais do Ibama e PF estão atuando com o auxílio de um helicóptero fazendo sobrevôos nas áreas em que existe suspeita de desmatamento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...

Nova Mutum fortalecer ações para qualificar adolescentes e enfrentamento a violência

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente...
PUBLICIDADE