Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos estão realizando o monitoramento e a limpeza dos terrenos, respectivamente, que costumam ser alvos fáceis de focos de queimadas. O objetivo é evitar incêndios em áreas verdes durante o período de seca. “O período proibitivo de queimadas começa no próximo dia 15 e estamos buscando a prevenção limpando grandes áreas, pois estas costumam nos trazer grandes problemas durante a seca, já que são mais suscetíveis aos focos de incêndio”, apontou o coordenador da Defesa Civil, Oscar Amélito.
De acordo com informações da assessoria, as equipes já realizaram a limpeza de áreas às margens das avenidas Arquimedes Pereira Lima; das Torres, próximo ao bairro Pedra 90; Miguel Sutil, na região do Centro de Eventos do Pantanal; e em áreas do bairro Jardim Universitário.
A administração municipal também estuda a possibilidade de fazer a limpeza em grandes terrenos baldios, que acumulam lixo e também podem provocar queimadas. “Queremos evitar o excesso de focos de incêndio e, para isso, a limpeza em alguns terrenos baldios deve ser feita”, comentou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.
O trabalho preventivo conta também com o apoio da população, que tem papel fundamental na preservação das áreas verdes. “É de suma importância que todos adotem esse trabalho. Contamos com o apoio da população, evitando jogar lixo em áreas de preservação ambiental e bitucas de cigarro – que podem se transformar em uma combinação explosiva. Além disso, todos devem ficar atentos ao menor sinal de fogo, registrando qualquer ato por meio de fotos ou vídeos e fazendo denúncias. Nesta luta, todos somos fiscais também”, explicou Oscar Amélito.
Ele lembra ainda que provocar queimadas é crime ambiental passível de multa e prisão.