sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria instala escâneres corporais em unidades prisionais de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Equipamentos de escâneres corporais vão reforçar a segurança da Penitenciária Major PM Eldo Sá Correa, em Rondonópolis, e da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. Os aparelhos são um sistema avançado de imagens corporais capazes de detectar materiais metálicos e não metálicos que estiverem sob as roupas, na superfície ou interior do corpo dos visitantes das unidades prisionais.

O escâner foi entregue nesta sexta-feira na PCE. Em Rondonópolis, está em fase de instalação. Para o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, os equipamentos contribuem para reforçar a segurança. “A entrada de celulares, drogas e armas também compromete a vida dos servidores. Com o escâner vamos garantir que o trabalho dos agentes seja realizado com ainda mais qualidade e eficiência, buscando reforçar a segurança nas duas maiores penitenciárias do estado”, acredita Fausto.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Alves Flores, explica que o escâner oferecerá uma imagem de alta resolução e será possível detectar aparelhos eletrônicos, celulares, arma de fogo, armas brancas, cerâmicas, madeiras, entorpecentes, explosivos, fios metálicos e demais ilícitos. “Os avanços tecnológicos têm contribuído significativamente para a segurança do sistema penitenciário no país. E Mato Grosso não tem ficado de fora, pois ao longo dos dois últimos anos a secretaria recebeu recursos que estamos investindo fortemente nessa área”, assegurou.

O escâner corporal funciona com ondas de radiofrequência e ao contrário dos raios X, elas não atravessam o corpo humano, com receptores que ficam posicionados em duas colunas que giram 360 graus, repetindo o escaneamento várias vezes, de diferentes ângulos. A máquina obedece as normas brasileiras que regulamentam esse tipo de equipamento e tem autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear para uso em dependências do sistema penitenciário do país.

O recurso para locação dos aparelhos é do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) na ordem de R$ 479 mil anuais. A operação dos aparelhos será feita por agentes capacitados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para réveillon no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE