A Secretaria Municipal de Agricultura entreou ontem à tarde mais de 300 kg de arroz, feijão, fubá, açúcar, sal, farinha, óleo e macarrão para instituições de caridade Orfanato Menino Jesus, Lar dos Vicentinos e Cáritas.
Atualmente, a Cáritas (Igreja Católica) atende 450 famílias carentes com cestas básicas e roupas. De acordo com a irmã Auxiliadora, tudo o que é repassado para as famílias é fruto de doações. “O nosso trabalho já tem nove anos e é graças a ações como esta que ele ainda existe”, disse a irmã.
O Orfanato Menino Jesus atende 16 crianças com idades entre 8 meses e 12 anos provenientes de lares desestruturados, vítimas de violência, mãos tratos ou órfãos.
O Lar dos Vicentinos cuida de 34 idosos sem família ou vítimas de maus tratos. De acordo com o coordenador da instituição, Paulo Semprebom, o local é mantido pelo convênio com a prefeitura e por doações da comunidade. “As despesas são altas porque além do abrigo, ainda existem despesas com remédios, fraldas entre outros. Por isso, é tão importante o apoio de todos”, afirmou.
Os produtos arrecadados são de doações feitas pela própria comunidade que visita o viveiro em busca de mudas. As mudas são trocadas pelo seu valor em alimentos.
O secretário de Agricultura, Afonso Teshima afirma que dessa maneira é possível prestar serviço para toda a população. “As pessoas que vêm aqui saem satisfeitas por levarem as mudas e ainda contribuem com a comunidade mais carente”, descreveu.
Mensalmente, a Secretaria de Agricultura realiza a doação dos produtos arrecadados para instituições de caridade do município. A média de doações gira em torno de 100 kg a 200 kg de alimentos não perecíveis.