quarta-feira, 19/junho/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de MT promove evento em parceria com Ministério sobre incentivo a projetos culturais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Tchélo Figueiredo)

A secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Ministério da Cultura, promoverá oficinas, palestras e encontros setoriais sobre o incentivos da Lei Rouanet a projetos culturais. Direcionado ao setor cultural de Mato Grosso, o “Fórum de Incentivo à Cultura: o Agente Cultural e a Lei Rouanet” acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, em Cuiabá.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. No primeiro dia do Fórum, a programação tem início às 9h, no Cine Teatro Cuiabá, com a abertura oficial e palestras sobre a Lei Rouanet e sobre o Programa do Trabalhador da Cultura, ministradas por representantes do MinC. Durante a manhã, ainda serão apresentados os mecanismos mato-grossenses de fomento à cultura.

A partir do período vespertino, o evento será realizado no Hotel Paiaguás, também na capital. Das 14h às 17h30, a agenda prossegue com os Encontros Setoriais, que contemplam momentos de escuta da sociedade, em espaços separados com os setores de artes cênicas e artes visuais, audiovisual, música, humanidades e patrimônio cultura. Ainda no primeiro dia, das 18h às 21h, haverá a oficina “Roteiro de Cinema”.

No dia 6 de junho, das 9h às 12h30, os agentes culturais participam da oficina sobre a nova instrução normativa da Lei Rouanet, publicada em fevereiro deste ano com alterações nas regras para apresentação de propostas. A oficina abordará também o Sistema de Apoio à Lei de Incentivo à Cultura (Salic), trazendo informações sobre a plataforma de inclusão e acompanhamento de projetos.

“Os agentes do setor cultural mato-grossense terão a oportunidade de dialogar com a equipe do Minc. Além de receber informações sobre o mecanismo de incentivo à cultura, poderemos compartilhar nossos desafios e ajudar a construir políticas públicas culturais que fortaleçam a cultura do Estado e do país”, destaca a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.

O Fórum de Incentivo à Cultura faz parte do programa itinerante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). O órgão colegiado, que subsidia o Ministério da Cultura quanto às decisões no âmbito da Lei Rouanet, percorre as cinco as regiões brasileiras para estabelecer canal direto de comunicação com os agentes culturais locais. Em Cuiabá, as visitas técnicas e encontros com o setor cultural ocorrem, paralelamente ao Fórum, nos dias 5, 6 e 7 de junho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Alta Floresta ofertam 34 vagas de empregos e em Colíder 22

Empresas e indústrias de Alta Floresta contratam 34 novos...

Acidente na Serra de São Vicente envolve três carretas

O acidente ocorreu esta manhã, por volta de 8h,...
PUBLICIDADE