terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria cancela novamente audiências para debater instalação de hidrelétrica no Nortão

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) suspendeu, novamente, as duas audiências previstas para o próximo mês para discussão da implantação da Usina Hidrelétrica de Energia Castanheira, no rio Arinos, em Juara (300 km de Sinop). A apresentação dos estudos de impacto ambiental do empreendimento estava marcada para o dia 5 de dezembro, em Novo Horizonte do Norte, e 6 de dezembro, em Juara.

O edital de cancelamento das audiências públicas foi publicado, ontem, no Diário Oficial do Estado. O documento, assinado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, André Luis Torres Baby, não justifica o motivo do cancelamento. Não é apontado no edital também se as audiências serão remarcadas.

Foi a segunda vez que a Sema cancelou as audiências do empreendimento. A primeira ocorreu em março, após notificação do Ministério Público Estadual (MPE), que alegou, na época, que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que se pretendia discutir nas audiências estava incompleto e com falhas.

De acordo com a notificação do MPE, o empreendimento faz parte de um conjunto de dezenas de aproveitamentos hidrelétricos passíveis de instalação na bacia do Rio Juruena. Ao todo, existem 125 hidrelétricas inventariadas para a região. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoveu realização da “Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da bacia do Rio Juruena, que levantou os impactos e efeitos cumulativos e sinérgicos do conjunto de aproveitamentos existentes e previstos na bacia”

Na época, a assessoria do MPE divulgou que a usina poderia concorrer para que ocorresse redução quase total dos estoques pesqueiros e ocorrência de epidemias na região do Juruena, riscos esses que deveriam ser “enfrentados e discutidos com as populações direta e indiretamente afetadas”.

Segundo informações divulgadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a UHE Castanheira terá uma potência instalada de 140 MW. O reservatório a ser formado pela barragem deverá ocupar uma área de 9.470 hectares (94,7 km²) e se estender por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no município de Juara e o restante no município de Novo Horizonte do Norte (0,04%).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Seduc divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Lançada obra do centro municipal de tradições Norte e Nordeste em Lucas do Rio Verde

O prefeito Miguel Vaz, lançou na última sexta-feira, durante...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...
PUBLICIDADE