PUBLICIDADE

Seca intensa deixa Rio Cuiabá com nível baixo

PUBLICIDADE

As primeiras chuvas em Mato Grosso não foram suficiente para elevar o nível do Rio Cuiabá, que atualmente está em 37 cm. Segundo a Defesa Civil da Capital, o nível médio do rio no período de estiagem deveria variar entre 50 e 70 cm. Apesar do estado crítico, a Marinha afirma que não é preciso se preocupar, pois a tendência é o volume de água aumentar nos próximos dias. A assessora técnica da Defesa Civil, Geralda Aparecida Mendes, também afirma que não há motivos para alarme, pois a usina de Manso alivia a situação do Rio à medida que abre suas comportas.

A preocupação maior é com o período chuvoso que se aproxima, pois como a seca foi rigorosa a tendência é que o volume de água entre os meses de janeiro e março de 2011 seja grande. "É possível que esse período também chegue acompanhado de muitos temporais, com ventos fortes e raios". Para evitar sustos e transtornos a Defesa Civil se programa para retomar as palestras educativas nas escolas ainda no mês de novembro.

O projeto "Chuva Sim, Pesadelo Não" terá sua 2ª edição em Cuiabá com o objetivo de passar para crianças e jovens noções básicas de defesa em casos de chuva intensa, além de educação ambiental. "Acreditamos que levando o conhecimento para as crianças elas vão fiscalizar e cobrar seus pais".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE