quarta-feira, 7/janeiro/2026
PUBLICIDADE

Santuário em MT é impedido de receber novos elefantes e deve esclarecer mortes até fevereiro

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: reprodução/arquivo)

O santuário de elefantes em Chapada dos Guimarães (68 km de Cuiabá) está impedindo de receber novos animais até a completa elucidação dos fatos relacionados às mortes de duas elefantas africanas em um período de pouco mais de dois meses no final do ano passado, informou, através de nota, a secretaria estadual de Meio Ambiente. A medida foi adotada, segundo a pasta, para “permitir a apuração do cumprimento dos protocolos de biossegurança e dos padrões éticos exigidos para esse tipo de empreendimento”.

De acordo com a secretaria, o santuário possui licença ambiental e autorização de funcionamento vigentes, e a suspensão tem caráter preventivo. A notificação foi expedida no dia 23 do mês passado, estabelecendo prazo de 60 dias para que o santuário apresente todas as informações e documentos solicitados pelo órgão ambiental. Somente após a análise técnica desse material a secretaria deverá se manifestar sobre a retomada plena das atividades.

Conforme Só Notícias informou, a morte mais recente foi da elefanta Kenya, de 44 anos, no último dia 16. Segundo a instituição, ela passou por dias de cuidados intensivos após ser diagnosticada com problemas respiratórios e dores nas articulações. Os cuidadores informaram que Kenya “enfrentava dificuldades para se deitar havia vários dias, o que indicava extremo cansaço”. O santuário afirmou que está em contato com uma universidade para a realização de necropsia, cujo resultado deve levar alguns meses. A primeira morte foi da elefanta Pupy em outubro. Ela havia chegado ao santuário em abril do ano passado, após ser transferida do ecoparque de Buenos Aires, na Argentina. A instituição não detalhou, à época, as causas do óbito.

Atualmente, o santuário abriga cinco elefantas asiáticas: Bambi, Mara, Raia, Maia e Guilhermina. Todas foram resgatadas após passarem décadas em circos e zoológicos. Fundado em 2016, o Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao resgate de elefantes cativos e em situação de risco. É o único santuário da espécie na América Latina e está instalado em uma área de aproximadamente 1,2 mil hectares, no município de Chapada dos Guimarães.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem que se perdeu após sair para pescar é localizado em Mato Grosso

A equipe do Corpo de Bombeiros localizou, ontem, um...

Matupá contará com quase 60 tipos de exames de imagem; R$ 1,9 milhão 

A prefeitura de Matupá (200 quilômetros de Sinop) confirmou...
PUBLICIDADE