sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Rios transbordam no Nortão e estradas ficam parcialmente interditadas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: Aldo Santos)

As fortes chuvas transbordaram diversos rios e a água passou por cima das pontes na região da comunidade de Botina, em Nova Bandeirantes (521 quilômetros de Sinop), ontem. Com isso, causou prejuízos com desmoronamento de aterros e os acessos dos moradores até a cidade estão parcialmente interditados. “Estamos aguardando a enxurrada diminuir e ver a situação. Vamos analisar se foram comprometidos ou não”, confirmou o assistente técnico da Defesa Civil, Aldo Santos.

Conforme Só Notícias informou em primeira mão, há cerca de 14 dias a ponte de madeira sobre o rio Turvo, na MT-208, foi levada pela correnteza e os veículos estão passando por um desvio que aumenta o trajeto em ao menos 16 quilômetros. “Esse desvio foi necessário para garantir o acesso dos moradores de Nova Bandeirantes até Alta Floresta. “A rodovia é a principal via de acesso. A ponte de madeira foi levada pela forte correnteza e, com isso, a passagem foi interditada. Ao lado dela está sendo construída uma de concreto, mas ainda não está concluída”, explicou anteriormente, Santos.

O aumento expressivo do fluxo de carros está formando atoleiros pelo desvio. “Caminhões e carretas carregados não passam. O desvio é uma estrada vicinal do município que não está preparada para um fluxo grande de veículos. A chuva não para e quando ocorre uma estiagem os maquinários fazem trabalhos paliativos para melhorar um pouco a trafegabilidade”.

A prefeitura de Nova Bandeirantes deve elaborar uma licitação nos próximos dias para construir uma nova ponte provisória de madeira. “Esta sendo feito o estudo para essa licitação. Serão cerca de 10 dias para elaboração emergencial e, ao menos, 25 dias para iniciar as obras. Não tem como prever em quantos dias ficará pronta a estrutura”.

A assessoria da secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou, ao Só Notícias, que a ponte de concreto está em fase de instalação das vigas. A previsão de entrega, conforme o cronograma, é para o final de fevereiro do próximo ano. “O índice de chuva dos últimos dias tem sido fora do comum, o que tem afetado muito a situação. Como tempo é curto, a melhor alternativa é o desvio já existente”.

Em Nova Ubiratã (168 km de Sinop) o excesso de chuva também causou danos em estradas e os maquinários da prefeitura estão fazendo ações emergenciais de recuperação e manutenção em pelo menos 80 quilômetros de estradas. Os trechos considerados críticos estão localizados nos distritos de Entre Rios, Piratininga e Santo Antônio do Rio Bonito, localizados a 150, 90 e 60 quilômetros do perímetro urbano da cidade, respectivamente.

O objetivos das obras emergenciais é minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que caíram na região norte do Estado. Entre as cidades afetadas estão Feliz Natal, Vera, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Ubiratã onde choveu o equivalente a 490 milímetros, no mês passado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (IMET). O número representa o dobro de chuva prevista para o mês e praticamente o triplo do que foi registrado no ano passado.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge secador de grãos em Sorriso

As câmaras de um secador de grãos foram parcialmente...

Confirmados shows de Zé Neto e Cristiano, Luan Santana e Hugo e Guilherme na Expolucas

A diretoria da Expolucas confirmou, esta semana, os shows...

Morre cantor Anderson, do Molejo, aos 51 anos

O cantor Anderson Leonaro, do Molejo, faleceu, no final...

Motociclista é socorrido após colisão com carro em Sorriso

O acidente envolvendo a Yamaha Crypton preta e o...
PUBLICIDADE