PUBLICIDADE

Rios transbordam no Nortão e estradas ficam parcialmente interditadas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: Aldo Santos)

As fortes chuvas transbordaram diversos rios e a água passou por cima das pontes na região da comunidade de Botina, em Nova Bandeirantes (521 quilômetros de Sinop), ontem. Com isso, causou prejuízos com desmoronamento de aterros e os acessos dos moradores até a cidade estão parcialmente interditados. “Estamos aguardando a enxurrada diminuir e ver a situação. Vamos analisar se foram comprometidos ou não”, confirmou o assistente técnico da Defesa Civil, Aldo Santos.

Conforme Só Notícias informou em primeira mão, há cerca de 14 dias a ponte de madeira sobre o rio Turvo, na MT-208, foi levada pela correnteza e os veículos estão passando por um desvio que aumenta o trajeto em ao menos 16 quilômetros. “Esse desvio foi necessário para garantir o acesso dos moradores de Nova Bandeirantes até Alta Floresta. “A rodovia é a principal via de acesso. A ponte de madeira foi levada pela forte correnteza e, com isso, a passagem foi interditada. Ao lado dela está sendo construída uma de concreto, mas ainda não está concluída”, explicou anteriormente, Santos.

O aumento expressivo do fluxo de carros está formando atoleiros pelo desvio. “Caminhões e carretas carregados não passam. O desvio é uma estrada vicinal do município que não está preparada para um fluxo grande de veículos. A chuva não para e quando ocorre uma estiagem os maquinários fazem trabalhos paliativos para melhorar um pouco a trafegabilidade”.

A prefeitura de Nova Bandeirantes deve elaborar uma licitação nos próximos dias para construir uma nova ponte provisória de madeira. “Esta sendo feito o estudo para essa licitação. Serão cerca de 10 dias para elaboração emergencial e, ao menos, 25 dias para iniciar as obras. Não tem como prever em quantos dias ficará pronta a estrutura”.

A assessoria da secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou, ao Só Notícias, que a ponte de concreto está em fase de instalação das vigas. A previsão de entrega, conforme o cronograma, é para o final de fevereiro do próximo ano. “O índice de chuva dos últimos dias tem sido fora do comum, o que tem afetado muito a situação. Como tempo é curto, a melhor alternativa é o desvio já existente”.

Em Nova Ubiratã (168 km de Sinop) o excesso de chuva também causou danos em estradas e os maquinários da prefeitura estão fazendo ações emergenciais de recuperação e manutenção em pelo menos 80 quilômetros de estradas. Os trechos considerados críticos estão localizados nos distritos de Entre Rios, Piratininga e Santo Antônio do Rio Bonito, localizados a 150, 90 e 60 quilômetros do perímetro urbano da cidade, respectivamente.

O objetivos das obras emergenciais é minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que caíram na região norte do Estado. Entre as cidades afetadas estão Feliz Natal, Vera, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Ubiratã onde choveu o equivalente a 490 milímetros, no mês passado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (IMET). O número representa o dobro de chuva prevista para o mês e praticamente o triplo do que foi registrado no ano passado.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE