Será renovado hoje, às 19:00hs, o protocolo municipal de prevenção e alternativas ao uso do fogo de Guarantã do Norte, que faz parte do ‘Programa de Prevenção e Controle dos Incêndios na Floresta Amazônica – Programa Fogo’, do Comitê Estadual de Prevenção e Combate ao Fogo ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
O Cerrados Centro de Eventos, localizado na cidade de Guarantã do Norte recebe autoridades de Mato Grosso, como o secretário da Sema, Luis Henrique Chaves Daldegan, Alberto Colella, conselheiro da Embaixada da Itália no Brasil, Roberto Bianchi, coordenador geral do Programa Fogo/Cooperação Italiana, Clóves Felício Vettorato da Secretária de Estado de Desenvolvimento Rural, e o prefeito José Humberto Macedo.
O convênio Brasil e Itália assinado este ano pelo Estado e pela Embaixada Italiana teve como projeto-piloto a cidade de Alta Floresta, na mesma região, em 1999. Lá deu certo e também em Guarantã do Norte, que agora quer ampliar ainda mais a cooperação.
O programa de prevenção e controle dos incêndios na Floresta Amazônica é realizado com recursos do governo italiano, por meio da Cooperação Itália-Brasil. Trata-se de um programa bilateral, cujo objetivo maior é criar alternativas para evitar o uso do fogo.