PUBLICIDADE

E agora, Luiz ? ( II)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para mim tenho que no Brasil, a principal “ação errada”, que antecede a violência é o desrespeito. O desrespeito é conseqüencia das injustiças e afronta mentos, sejam sociais, sejam econômicos, sejam de relacionamentos conjugais, sejam de desvio de dinheiro público etc. A irreverência e o excesso de liberdades, estimuladas principalmente pela TV, também produzem desrespeito. E, o desres peito, produz desejos de vingança que se transformam em violências.

Quem pode negar que o excesso de liberdade cedido pelos legisladores na aprovação das leis, e pelos aplicadores do direito na falta de aplicação de punições, quando da divulgação de filmes que retratam cenas de violência, sexo e outros, não influem na violência que vivemos?

Nas grandes metrópoles, onde as injustiças e os afrontamentos são muito comuns, os desejos de vingança se materializam sob a forma de roubos e assaltos ou sob a forma de agressões e homicídios. Já a irreverência e a libertinagem, estimulam o comportamento indevido o que também caracteriza desrespeito e produz fortes violências.

Observe que quando um cidadão agride seu semelhante, ou mata, normalmente o faz em função de alguma situação que considerou desrespeitosa. Em geral, a raiva que enlouquece a ponto de gerar a violência é conseqüência do nível de desrespeito envolvido na respectiva questão. Portanto, até mesmo um “palavrão” pode se transformar em desrespeito e produzir violência. Logo, a exploração, o calote, a prepotência, a traição, a infidelidade, a mentira etc., são atitudes de desrespeito e se não forem muito bem explicadas e justificadas (com pedidos de desculpas e de arrependimento), certa mente que ao seu tempo resultarão em violências. É de desrespeito em desrespeito que as pessoas acumulam tensões nervosas que, mais tarde, explodem sob a forma de violência.

Sabendo-se que o desrespeito é a principal ação causadora de violência, podemos combatê-la diminuindo os diferentes tipos de desrespeito: seja o desrespeito econômico, o desrespeito social, o desrespeito conjugal, o desrespeito familiar e o desrespeito entre as pessoas (a chamada “má educação”). Nesse caso, a melhor solução é estimular relacionamentos mais justos, menos vulgares e mais reverentes na nossa sociedade. Precisamos diminuir as explorações econômicas (as grandes diferenças de renda) e podar o excesso de liberdade, princi palmente na TV e no sistema educativo do país. A vulgaridade, praticada nos últimos anos, vem destruindo valores morais e tornando as pessoas irresponsáveis, imprudentes, desrespeitadoras e inconseqüentes. Por isso precisa mos também restabelecer a punição infanto-juvenil, tanto em casa quanto na escola. Boa educação se faz com corretos deveres e não com insensatos direitos. Precisamos educar melhor as nossas crianças e adolescentes para mantê-los longe de problemas, fracassos, margina lidade e violência. Com essas medidas o país não precisaria colocar armas de guerra nas mãos da polícia para matar nossos jovens cidadãos (como tem acontecido tão freqüentemente).

A censura democrática, junto com projetos econômicos e sociais justos, ajudaria a combater e prevenir a maioria dos problemas de segurança pública em geral. Na realidade a causa dos principais problemas brasileiros está no atual padrão cultural, e não no armamento da polícia.

POR ISSO QUE NA REALIDADE TENHO MUITO MEDO DE QUE OS DESRESPEITOS COM QUE O LUIZ, ISSO MESMO O LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA TEM SE COMPORTADO, COMO AUTORIDADE MÁXIMA DE MEU PAÍS, TENHO MUITO MEDO DE QUE A FORMA COM QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS; SENADORES; DEPUTADOS ESTADUAIS; PREFEITOS E VEREADORES TEM SE COMPORTADO NA DEFESA DO CIDADÃO BRASILEIRO. TENHO MUITO MEDO DA FORMA COM QUE ALGUNS MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO TEM SE COMPORTADO NO JULGAMENTO DE PROCESSOS; MEDO PORQUE ESTÃO PROVOCANDO UMA VIOLÊNCIA JAMAIS VISTO A PONTO DE GERAR UMA CONVULSÃO SOCIAL E SER INEVITÁVEL UMA GUERRA CIVIL.

NÃO ADIANTA APENAS RECLAMAR DAS AÇÕES DO PCC, TEMOS QUE BUSCAR E ESTUDAR AS ORIGENS DESSAS REAÇÕES,

NA MINHA MODESTA OPINIÃO ACHO QUE ESTAMOS VENDO É QUE ELES REAGEM AOS DESVIOS DO DINHEIRO PÚBLICO POR PARTE DAS AUTORIDADES POLÍTICAS, REAGEM A FALTA DE POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO DE PRESOS E A FORMA DEGRADANTE COMO SÃO TRATADOS DENTRO DOS PRESÍDIOS, REAGEM ÁS VENDAS DE DESPACHOS E SENTENÇAS DENTRO DO PODER JUDICIÁRIO.

Portando penso mais uma vez que ainda é tempo do LUIZ, SABER DE TUDO E VERDADEIRAMENTE ADMINISTRAR O BRASIL, PARA QUE POSSAMOS TER ESPERANÇA EM NOSSA PÁTRIA AMADA.

ATÉ A PRÓXIMA.

Viva a democracia.

Cláudio Alves Pereira é advogado militante em Sinop, articulista do Só Notícias.
clá[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...