PUBLICIDADE

Raoni segue internado em hospital de Sinop com infecção intestinal e médicos trocam medicação

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A assessoria do hospital onde está internado há quatro dias o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, informou, há pouco, que segue com quadro de infecção intestinal e os médicos decidiram trocar da medicação. Hoje, o líder indígena permaneceu em bom estado geral, lúcido e orientado, sem febre, com a pressão arterial controlada e sem mais anormalidades.

“Embora tenham sido utilizados antibióticos de primeira escolha, algumas infecções não respondem como esperávamos. Isso só é possível analisar, depois de alguns dias de tratamento. Por isso, ontem, no final da tarde, optou-se por mudança na medicação. Novos exames foram feitos para apontar se vão ser necessárias novas mudanças ou se os remédios que estamos usando agora revolvem o problema,” explicou o médico e diretor da unidade Douglas Yanai.

Ainda ontem, o cacique passou por avaliação cardiológica e pneumológica. Os exames apresentaram fibrilação atrial e enfisema de longa data. “Nossa equipe fez exames de rotina e acabou detectando as duas patologias, mas isso não tem nenhuma relação com as infeções e as úlceras que estamos tratando, com as quais ele chegou aqui. É um cuidado, um capricho nosso, não deixar passar nada, por se tratar de um paciente com idade mais avançada. Vamos continuar o tratamento da infecção e monitorando no geral”, afirmou Yanai.

Ontem, o líder do povo Kayapó recebeu a visita do bispo diocesano de Sinop, dom Canísio Klaus, que levou mensagem em nome Núncio Apostólico de Brasil desejando melhoras.

Conforme Só Notícias já informou, a família acompanha Raoni, que é conhecido mundialmente pela luta em defesa dos povos da Reserva Nacional do Xingu. Ele está hospitalizado desde sábado em Sinop. Há poucas semanas, o líder indígena perdeu a esposa Bekwyjkà Metuktire, de 90 anos, que morreu na aldeia Metuktire, no parque do Xingú.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça mantém na cadeia ex que arrastou mulher nua em Mato Grosso

A Justiça decretou hoje a prisão preventiva de um...

Bombeiros resgatam jiboia e tamanduá-mirim em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros realizou o resgate de uma...

Engavetamento com seis veículos deixa duas pessoas feridas em rodovia de Mato Grosso

Um engavetamento envolvendo seis veículos, sendo três caminhões e...
PUBLICIDADE