PUBLICIDADE

Quinta edição da ‘Semana pela Paz em Casa’ terá início na próxima semana

PUBLICIDADE

Na próxima segunda-feira (15), em um hotel da capital, terá início às 8h, a quinta edição da Campanha ‘Semana pela Paz em Casa’ com o tema ‘Cabeça de Mulher’. O evento tem a realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a parceria de diversas entidades reunidas para o combate e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. A mobilização será deflagrada simultaneamente pelos Tribunais de Justiça de todo o Brasil com a realização de palestras e debates dirigidos por especialistas do Poder Judiciário, ligados ao tema.  

Após a abertura, a juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 10ª Vara Criminal e 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, dará início aos trabalhos com a palestra “Cabeça de Mulher e a Humanização da Prática Policial”. O tema busca a compreensão dos medos e fragilidades que atormentam a cabeça de mulheres vítimas da violência, e a humanização do atendimento policial às vítimas. A palestra terá como público alvo cerca de 740 policiais militares, magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, acadêmicos, entre outros.  

A magistrada salienta que Mato Grosso é considerado o estado com a melhor aplicabilidade da Lei Maria da Penha em todo o Brasil, inclusive com a aprovação da própria Maria da Penha Maia Fernandes, vítima da violência doméstica que deu nome à lei.

“Entre as ações práticas que sustentam a boa avaliação de Mato Grosso, nosso estado é o único a concentrar varas com competência híbrida, cível e criminal, reunindo o máximo de serviços às mulheres em um único lugar, ali elas podem fazer divórcios, tratar de processos cíveis relativos à pensão alimentícia, guarda dos filhos, além de garantir celeridade a processos como feminicídio, entre outras ações”, esboça a juíza.

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), conduzida pela desembargadora do TJMT, Maria Aparecida Ribeiro é um exemplo das ações implementadas pelo Judiciário em Mato Grosso para o aprimoramento de práticas, capazes de garantir o amparo digno às mulheres, além da formatação de parcerias para a inclusão das vitimas em programas sociais, e benefícios ocasionais. 

Entre outras ações, a ‘Semana pela Paz em Casa’ realizará no dia 17, quarta-feira, a Roda de Conversa ‘Cabeça de Mulher’, das 14h às 18h, no auditório Clóves Vettorato, Palácio Paiaguás.

No dia 18, quinta-feira, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso serão assinados os termos de cooperação técnica para encaminhamento de vítimas de violência doméstica para programas sociais, e para a implantação do trabalho da rede de atendimento nas comarcas de Mato Grosso.

No dia 19, sexta-feira, no auditório do Fórum de Cuiabá, a partir das 13h30, será realizado o Seminário Acadêmico ‘O Ciclo da Violência – Cabeça de Mulher’ com a juíza Ana Cristina Silva Mendes.

No dia 20, das 8h às 12h, na sede da Associação Dom Bosco, bairro Pedra 90, a Ação Social ‘Justiça pela Paz em Casa’ marcará o encerramento da ‘V Semana pela Paz em Casa’. Na oportunidade diversos parceiros estarão reunidos para prestar esclarecimentos e orientações às mulheres, além da abordagem de temas para a conscientização da comunidade.  

A ‘Semana pela Paz em Casa’ foi idealizada pela Ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia, e tem como objetivo promover a cultura da paz nos lares brasileiros, coibindo com isso a violência contra a mulher.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sete vítimas de acidente com ônibus em Mato Grosso recebem alta hospitalar

Sete vítimas do grave acidente de trânsito registrado na...

Sinfra libera parcialmente tráfego de rodovia Cuiabá-Chapada após deslizamento na pista

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou...
PUBLICIDADE