Geral

Queimada em Lucas do Rio Verde destrói 2 mil metros quadrados de vegetação em bosque

O fogo, provavelmente criminoso, destruiu mais de 2 mil metros quadrados de vegetação no bosque municipal, localizado no bairro Parque das Emas. As chamas iniciaram por volta das 9h30, em um terreno baldio e, com vento e a vegetação seca, rapidamente se espalharam pelo bosque atingindo espécies nativas como Ipês, Jatobás, Jambolão, Brinco de Morena e outras frutíferas e era morada de muitos pássaros, papagaios que também se alimentavam nas árvores frutíferas.

Morador do Parque das Emas e idealizador do projeto de criação do bosque, Euclides Maranhos, se emocionou com os danos. “Dá um aperto no peito. A pessoa que fez isso deve ser uma pessoa que está muito infeliz e que veio descontar na natureza que não tem culpa alguma. Esse bosque que nós ajudamos a construir e cuidar, não é meu e de nenhum morador. Isso aqui é da natureza”. “Mas não vamos desistir e se precisar recomeçar tudo de novo vamos fazer”, disse o professor aposentado da Embrapa

O bosque foi construído em uma área que pertence ao município, no bairro Parque das Emas, abriga milhares de árvores das mais variadas espécies, em sua grande maioria plantadas e cuidadas por Euclides.

 

Só Notícias/Altair Anderli, de Lucas do Rio Verde (foto: assessoria)